A bancada Neno merecia melhor estreia

Por Eliseu Sampaio.

Eliseu sampaio

Por Eliseu Sampaio,
Diretor do grupo Mais GuimarãesO jogo do Vitória, no Estádio D. Afonso Henriques, frente ao Puskás Akadémia FC, na passada quinta-feira, ficou marcado por graves confrontos na bancada nascente entre os adeptos vimaranenses e a polícia.

Na estreia da nova designação daquela bancada, agora com o nome do nosso querido Neno, viram-se hábitos antigos, que já tantas vezes lamentamos, mas que não conseguimos diminuir ou resolver.

A atuação da polícia despoletou, em poucos segundos, num momento de extrema violência, colocando em causa a integridade de todos os que ocupavam aquele espaço da bancada no estádio do rei, incluindo naturalmente mulheres e crianças. Se queremos que as deslocações ao estádio D. Afonso Henriques sejam momentos de festa para toda a família, para todas as idades, não podemos, claramente, permitir que estes incidentes aconteçam.

E se a atuação policial me pareceu, uma vez mais, despropositada, e uma clara demonstração de que as forças policiais não estão devidamente formadas para lidar com massas, também se tornou demasiado evidente a propensão de alguns adeptos para atos de violência. Impressionou-me a forma como, de um momento para outro, em segundos, são arrancadas e colocadas em voo dezenas de cadeiras. Há, de facto, e temos que o dizer, adeptos vitorianos que se especializaram nesta atividade, e que não deveriam sentar-se no nosso estádio.

A relação dos adeptos com a polícia está extremada, pelo que é urgente sentar as partes à mesa. Dar o primeiro passo pode ser olhar para dentro e perceber que há quem não esteja alinhado com a nossa forma apaixonada mas pacífica de viver o futebol. Depois temos que exigir, sim, que exigir, que a outra parte dignifique a farda e seja exemplar no exercício das suas funções, mais do que tem sido no nosso estádio.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES