Caso Marega: Uma página negra na experiência de filosofar
Por Eliseu Sampaio.
Por Eliseu Sampaio,
Diretor do grupo Mais GuimarãesFilosofar é, literalmente, manifestar amor à sabedoria, o estudo de questões gerais e fundamentais sobre a existência humana, uma experiência só possível ao ser consciente de sua própria ignorância. É, tenho para mim, o desafio maior da vida, o de lidar com a dúvida e a incerteza, este esforço individual de compreender-se e compreender o universo.
É a investigação do mundo real nas suas várias dimensões, ultrapassando a opinião irrefletida do senso comum e o que vai para além da realidade empírica e das aparências. Exige, portanto, dedicação, aprofundamento, reflexão, e a consequente validação.
Filosofar é, no fim de contas, pôr em questão.
No final de semana fomos surpreendidos com a notícia de que, num dos livros escolares de Filosofia do 10º ano da Porto Editora, o “Ágora”, é abordado o “Caso Marega” e é ali transcrito o posicionamento ético levado a cabo por Bento Rodrigues, pivot do telejornal que, com um “discurso inspirador” relatou em fevereiro de 2020 os factos ocorridos no D. Afonso Henriques, condenando os insultos racistas de que o jogador Marega foi alvo no D. Afonso Henriques.
Bem, filosofar é investigar pensando, e recolher dados, premissas, questionando-as uma por uma.
Bento Rodrigues, a quente, sem tempo de avaliação posicionou-se nessa noite perante os “não aceitáveis” acontecimentos.
Mas, dois anos e meio depois, com todo o tempo do mundo para uma avaliação mais coerente dos acontecimentos, depois do caso ter corrido nos tribunais e o Vitória SC ter sido absolvido de qualquer responsabilidade, de três adeptos terem sido obrigados a pedir desculpas ao jogador e a terem de pagar três mil euros ao Estado. Depois de todos os relatos e imagens de comportamentos indisciplinados também do jogador, instigando adeptos em Guimarães, no Porto ou na Madeira, e também de outros casos, bem mais recentes, de manifestações de racismo no desporto em Portugal, os autores do livro conseguiram ressuscitar esta história, que estava já enterrada, e contando-a apenas parcialmente.
A Porto Editora vai retirar, e bem, a página dos seus livros, depois das manifestações de descontentamento dos vitorianos e vimaranenses. Foi uma página negra na arte de filosofar.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 26, 2024
Daniel Sousa foi apresentado por António Miguel Cardoso em conferência de imprensa nesta quinta-feira, 26 de dezembro, no auditório do estádio D. Afonso Henriques. O novo técnico da equipa principal assina um contrato de um ano e meio. Daniel Sousa já orientou a equipa no treino da tarde, de preparação para o último jogo do ano, no Algarve, frente ao Farense. O encontro está agendado para domingo pelas 15h30.
Dezembro 26, 2024
“Ficámos contentes por conseguir corresponder às expetativas das pessoas”, disse o presidente da Junta ao Mais Guimarães, referindo que, na realidade, “esta agregação, em termos de comunhão e partilha entre as pessoas, não existiu, não houve a verdadeira agregação entre os povos”. Tiago Rodrigues comentou a desagregação da sua União de Freguesias, que acontecerá nas próximas eleições autárquicas, em setembro ou outubro de 2025.
Dezembro 26, 2024
Em Guimarães, seis Uniões de Freguesia, juntas desde 2013, vão desagregar-se no próximo ano, nas eleições autárquicas. O Mais Guimarães recolheu a reação dos autarcas.