Majestosa Procissão no penúltimo dia das Festas da Cidade e Gualterianas

Há ainda música, bombos e desfile de charretes.

295962557_1193300511250790_8615821767595258631_n

Aproximam-se do fim as Festas da Cidade e Gualterianas de 2022. Com o último dia guardado para a Marcha Gualteriana, que se realiza na noite de amanhã, segunda-feira, o dia de hoje, domingo, fica marcado pela saída à rua da Majestosa Procissão de São Gualter.

Não há muitas horas vazias no programa desta manhã das Festas da Cidade e Gualterianas. O dia amanheceu, na cidade berço, com o Desfile e Concentração de Grupos de Bombos nas ruas da cidade. Com o toque ritmado e acertado, os grupos de bombos Amigos da Borga, Estrelas do Norte, Mestre Zé, Nossa Senhora da Hora, Os Completos e Teixeira e Lopes calcorrearam as ruas vimaranenses e acordaram a cidade para um dia que conta com animação e celebrações religiosas.

A partir das 10h30, as ruas da cidade vão receber o tradicional e célebre Desfile de Charretes, que já há muitos anos integra o programa das Festas da Cidade e Gualterianas. Geralmente polvilhado de elegância, charme e tradição, estes veículos ligeiros de tração animal costumam atrair muitos curiosos e interessados.

Por volta da hora de almoço, às 12h30, a Igreja de São Francisco recebe as Festividades Litúrgicas em honra de São Gualter. O religioso franciscano enviado a Portugal no início do século XIII volta a ser, como todos os anos no primeiro fim-de-semana de agosto, o centro religioso das Festas da Cidade e Gualterianas, fruto da devoção dos vimaranenses por conta dos milagres que lhe são atribuídos. A cerimónia é responsabilidade da Irmandade de São Gualter e da Venerável Ordem Terceira de São Francisco.

Os Ruído à Portuguesa, uma banda constituída por quatro elementos habituados a andar pelas ruas das cidades, vão servir de aperitivo para o jantar. Entre as 17h00 e as 21h00, a banda itinerante de animação popular vai percorrer as ruas do centro da cidade berço para garantir uma banda sonora composta por música nacional, pois claro, e muita animação.

É por volta das 17h30 que começa a Majestosa Procissão de São Gualter, o número religioso mais esperado das Festas da Cidade e Gualterianas. Com início marcado para o Largo da Fonte Santa, a devoção dos vimaranenses vai encontrar afago nas ruas da cidade ao final da tarde. A organização está a cargo da Irmandade de São Gualter e da Venerável Ordem Terceira de São Francisco e conta com a participação da Banda das Caldas das Taipas.

Às 21h30, o programa oferece duas opções distintas em lugares não muito distantes. No Largo do Toural, a Banda das Caldas das Taipas e a Banda de Pevidém vão protagonizar o tradicional Despique de Bandas. À mesma hora, a Serenata de Fado de Coimbra vai tomar conta da Noite de Fado do Largo de Donães.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES