Paço dos Duques com bilheteira online até ao final do ano

"É um sítio emblemático, muito procurado", diz Isabel Fernandes, diretora do Paço dos Duques de Bragança, Castelo de Guimarães e Museu de Alberto Sampaio.

turismo-pessoas-paço-dos-duques-barra

Guimarães é, desde há muitos séculos, associada ao nascimento do nosso primeiro Rei e considerada, por isso, a cidade-berço. “É um sítio emblemático, muito procurado”, diz Isabel Fernandes, diretora do Paço dos Duques de Bragança, Castelo de Guimarães e Museu de Alberto Sampaio.

© Mais Guimarães

O Paço dos Duques de Bragança e o Castelo de Guimarães continuam a ser dos espaços que mais visitantes atraem entre os que estão sob a alçada da Direção Regional de Cultura do Norte e agosto continua a ser o mês com maior afluência.

Isabel Fernandes não tem dúvidas e afirma que “Guimarães há muito que entrou nos roteiros turísticos nacionais e internacionais e vai ser para manter”. Para tal, é preciso que sejam criadas “condições para que os visitantes possam ter acesso a mais informação e com mais qualidade e apoiar atividades”.

Neste sentido, até ao final do ano, abrirá a nova receção, e haverá uma novidade reclamada pelos turistas “há muita tempo”: uma bilheteira online e máquinas para adquirir os bilhetes. “Isso vai ser uma mais valia essencialmente num espaço como é este que recebe tantos turistas”, acredita a diretora do Paço dos Duques.

Além disto, os horários alargados no verão parecem ser para repetir no futuro. Por norma, os espaços abrem às 10h00 e encerram às 18h00. Nos meses de verão, estiveram abertos entre as 09h00 e as 20h00. Apesar de ainda não haver números concretos, Isabel Fernandes saber que “há muita gente que ficou agradecida”. Deu o exemplo dos guias turísticos que, muitas vezes, ficavam à porta do Paço dos Duques “à espera da hora da abertura”, apenas às 10h00. Das 18h00 às 20h00, a frequência foi também, “significativa”, garantiu.

Números positivos, mas ainda inferiores a 2019

Em agosto de 2022, os monumentos do Monte Latito registaram, no seu conjunto, 124.658 visitantes. Números que a instituição considera “claramente positivos quando comparados com o ano de 2021”, que teve um registo de 82.024 visitantes. Verificou-se, assim, um aumento de cerca 51,9%. Quando comparado com o ano de 2019, verificou-se, contudo, uma quebra de cerca de 8,6%.

O Paço dos Duques de Bragança continua a liderar quando falamos em visitantes. Num universo de 67.690 visitantes, 43.895 foram estrangeiros.

Já o Castelo de Guimarães registou um total de 56.968 visitantes, 20.667 de nacionalidade portuguesa e 36.301 estrangeiros.

Os números registados em agosto “trazem consigo uma boa perspetiva para o futuro”, acreditam.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES