UMinho com 96,4% das vagas preenchidas na 1.ª fase de acesso ao ensino superior
Um total de 3955 estudantes procuraram a Instituição em primeira opção.
Na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), a UMinho colocadou a concurso 2989 vagas. Nesta 1.ª fase ficaram preenchidas, 96,4% das vagas disponibilizadas, num quadro em que 3955 estudantes procuraram a Instituição em primeira opção e as duas novas licenciaturas lançadas neste concurso com apoio PRR – as licenciaturas em Engenharia Aeroespacial e Ciências de Dados – viram as suas vagas totalmente preenchidas (30 e 31 vagas, respetivamente).
No CNAES, oito cursos de diversas Escolas/Institutos da UMinho tiveram classificação mínima de entrada igual ou superior a 17 valores. O curso em que o último colocado teve classificação mais elevada foi o de Engenharia Aeroespacial (186,2), seguido dos cursos de Medicina (185,8), Arquitetura (177,5), Direito e Engenharia e Gestão Industrial (174,2), Gestão (173,8), Engenharia Biomédica (172,0) e Psicologia (171,6). De notar que 23 licenciaturas da Instituição tiveram uma classificação igual ou superior a 16 valores.
Face aos resultados obtidos, a UMinho diz ver “confirmada, mais uma vez, a confiança dos candidatos ao ensino superior na qualidade dos seus cursos” e enaltece que “os elevados níveis de procura representam uma grande responsabilidade para a Universidade, que continuará a ter como objetivo essencial da sua ação assegurar uma educação superior que se paute por padrões de elevada qualidade, contribuindo de forma decisiva para a formação das pessoas e o desenvolvimento da região e do país”.
O processo de inscrição de novos estudantes na UMinho decorre exclusivamente online, de 12 a 16 de setembro. Os colocados/novos estudantes têm à disposição um tutorial que explica o processo passo a passo. A UMinho criou também uma equipa de apoio, que inclui atuais estudantes da instituição, para responder a dúvidas durante a fase de inscrições. Essa equipa vai funcionar a partir de segunda-feira, das 9h30 às 17h30, através das hiperligações e do chatbot acessíveis no portal sou.uminho.pt, bem como pelo telefone 253604112.
Este ano a UMinho volta a apresentar um acolhimento inovador através dos “embaixadores UMinho”. São estudantes das várias áreas de saber da academia, que vão dar a conhecer a universidade, as suas unidades orgânicas, os cursos e as rotinas aos novos colegas. Cerca de 300 embaixadores participaram, ao longo da última semana, em atividades de formação nos campi. A UMinho conta com eles para as 1ª, 2ª e 3ª fases de matrícula e acolhimento no âmbito do concurso nacional de acesso.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 11, 2024
A segunda edição da Casa Aberta, que acontece no dia 14 de dezembro, promete uma viagem única pelo universo do cinema e da música. O evento, marcado para as 16h00, revisita o Festival Internacional de Cinema de Guimarães, realizado entre 1966 e 1986 pela Secção de Cinema do Convívio, destacando a história e legado cultural do festival.
Dezembro 11, 2024
Realiza-se esta sexta-feira, dia 13, a apresentação da edição 18 da Veduta, uma revista anual editada pel’A Oficina sobre estudos e projetos que se têm desenvolvido dentro das várias vertentes do património móvel, imóvel e imaterial.
Dezembro 11, 2024
A Santa Casa da Misericórdia de Guimarães vai, este ano, proporcionar uma Ceia de Natal aos trabalhadores de serviço no dia 24, e respetivas famílias, proporcionando que não se separem nessa noite de convívio.