Domingos Bragança quer metro de superfície entre Guimarães e Lordelo
Domingos Bragança vai reunir com Pedro Moreira, presidente da CP, esta sexta-feira.

metro-de-superficie
Domingos bragança tem a intenção de reforçar a ligação de Guimarães a Lordelo através de um metro de superfície. O projeto foi apresentado por Domingos Bragança às Infraestruturas de Portugal (IP), anunciou o próprio durante a reunião do executivo municipal desta quinta-feira.

Esclarecendo que as estruturas ferroviárias e apeadeiros são da responsabilidade da IP e que a Comboios de Portugal (CP) tem a concessão do transporte ferroviário, o autarca explicou que aquilo que pretende é que o município assuma a gestão e reabilitação de todas as estações a apeadeiros até Lordelo.
“Alguns apeadeiros estão em ruínas. Queremos novamente ativá-los, com bons acessos. Queremos cada vez mais criar uma linha de habitação ao longo da linha férrea, nomeadamente nas estações e apeadeiros”, detalhou.
Por outro lado, uma vez que esta estrutura ferroviária só está ocupada em cerca de 30%, a CP assumiria uma locomotiva de vai e vem entre Guimarães e Lordelo que usufruiria dos restantes 70% do carreiro ferroviário existente, com um metro de superfície.
“Desta forma, faríamos a rentabilização e dinamização de toda a zona sul do concelho”, complementou o autarca, acrescentando que “o projeto foi muito bem aceite e foi visto até como um projeto piloto”.
Durante esta sexta-feira, Domingos Bragança irá reunir com o presidente da CP, Pedro Moreira, com o objetivo de apresentar o projeto e demonstrar a disponibilidade do município para uma eventual comparticipação inicial, à semelhança do que acontece com outros transportes coletivo de passageiros.





