Está com covid? Já não precisa de cumprir isolamento
Uso de máscara obrigatório nos estabelecimentos e serviços de saúde e nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas.

Com o fim do estado de alerta em Portugal Continental devido à pandemia, o Governo anunciou, esta sexta-feira, que as pessoas infetadas com covid-19 vão deixar de cumprir isolamento e as máscaras mantêm-se obrigatórias em unidades de saúde e lares.

“Face ao desenvolvimento da situação epidemiológica num sentido positivo, observado nos últimos meses, assistiu-se à redução da necessidade de aprovação de novas medidas e de renovação das já aprovadas”, lê-se no decreto publicado em Diário da República.
Até agora, se testasse positivo, ficava em isolamento durante cinco dias. A partir deste sábado, só deve cumprir isolamento se quiser, sendo a covid-19 equiparada a outras doenças.
Os testes deixam também de ser prescritos pelo SNS24 e passam a ser comparticipados mediante prescrição médica, terminando, assim, o mecanismo de atribuição de incapacidade temporária para o trabalho por covid-19 e o subsídio associado.
Continua a ser obrigatório o uso de máscara nos estabelecimentos e serviços de saúde e nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI).
O Ministério da Saúde lembra que, “em caso de agravamento ou persistência de sintomas, deve procurar aconselhamento médico, sendo a porta de entrada no SNS o Centro de Saúde/Unidade de Saúde Familiar ou SNS24. Em caso de emergência, contactar o 112”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Maio 10, 2025
Com o Campo 6 completamente cheio, os adeptos desempenharam um papel decisivo, empurrando a equipa rumo à vitória.
Maio 10, 2025
O Vitória SC conquistou este sábado o título de campeão nacional de polo aquático, ao vencer o Sporting por 17-13, nas Piscinas de Alvalade.
Maio 10, 2025
Cristiano Bacci regressou às conferências de imprensa após quase duas semanas de ausência devido a problemas respiratórios e mostrou-se determinado a encerrar a época caseira com um triunfo frente ao Estoril.