Escultor vimaranense leva Afonso Henriques até Zamora
Estátua será inaugurada na cidade espanhola de Zamora no dia 28 de maio de 2023.
![gra-ordem-dinis-barra_fb](https://maisguimaraes.pt/wp-content/uploads/2022/10/gra-ordem-dinis-barra_fb-672x353.jpg)
No contexto do roteiro “Caminhos Imaginários de Dom Afonso Henriques: Fragmentos de um Rei”, que rastreia as diversas batalhas, tratados e momentos históricos de primeiro Rei de Portugal, Dinis Ribeiro, escultor e artista, foi convidado pela Grã-Ordem Afonsina (GOA) pela sua ligação à cidade de Guimarães, onde nasceu e tem desenvolvido obras de cariz histórico, para a elaboração de uma escultura de volta inteira de Afonso Henriques a ser colocada na cidade espanhola de Zamora
![](https://maisguimaraes.pt/wp-content/uploads/2022/10/gra-ordem-afonsina-dinis.jpg)
Dentro de uma dinâmica transfronteiriça de parceria cultural tenta-se, através desta proposta, “a criação de pontes entre as cidades de Guimarães e Zamora, cujas histórias se fundem”, explicam em comunicado. A cidade espanhola surge como lugar importante da narrativa afonsina já que foi lá, no ano de 1125, que Afonso Henriques se armou cavaleiro e onde, em 1143, se deu o Tratado de Zamora.
A apresentação, que decorreu no passado dia 5 de outubro, contou com a presença do representante da cidade de Zamora, José Luís González Prada. Foram referidas as duas grandes estátuas de Afonso Henriques existentes em Guimarães, a do escultor portuense Soares dos Reis e a do escultor João Cutileiro, e o escultor Dinis Ribeiro fez uma breve descrição da sua motivação artística para a conceção da estátua de Afonso Henriques na cidade espanhola de Zamora.
A estátua do escultor vimaranense Dinis Ribeiro será inaugurada na cidade espanhola de Zamora no dia 28 de maio de 2023. Durante os meses que antecedem a inauguração, vão ser realizadas várias atividades culturais e artísticas à volta desta obra.
A Grã Ordem Afonsina está “muito grata pelo apoio mecenático, e também com o apoio institucional da Câmara de Guimarães, que, desta forma, pretende alavancar mais uma das suas ações de promoção do primeiro rei português como pedra angular na formação de uma nação e de uma cultura, reiterando o nome de Guimarães como primeira capital deste território”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Fevereiro 9, 2025
O Moreirense saiu, no sábado, do Estádio da Luz com a sensação de que poderia ter chegado ao empate.
Fevereiro 9, 2025
Um trabalho de ilustração realizado pelo General Ribeiro Arthur e pelo Mestre Alberto de Sousa.
Fevereiro 9, 2025
O empate a zero em Famalicão deixou sentimento de frustração dentro e fora de campo. Domingo há dérbi com o Braga, em casa.