Venha a Nova Escola. Já ontem era tarde.
Por Eliseu Sampaio.

Por Eliseu Sampaio,
Diretor do grupo Mais GuimarãesA Associação Nova Escola foi apresentada na tarde da passado sábado, no auditório da Universidade do Minho, em Guimarães. Como missão, pretende promover “ações reflexivas partilhadas em debate sobre a Escola e os seus intervenientes, retirando conclusões importantes sobre o futuro da Escola em Portugal”.
A Associação Nova Escola nasce, segundo o seu presidente, o vimaranense Renato Pacheco, da “vontade de um grupo de pessoas profissionais da educação, da psicologia, das artes e da cultura, que reconhece no fenómeno educativo a grande possibilidade de mudança e transformação para as sociedades contemporâneas”.
A Associação Nova Escola quer, no fundo, promover uma reflexão sobre o papel que a Escola deveria ter, mas não tem ou tem de forma insatisfatória, no desenvolvimento dos alunos. Os alunos que deveriam ser o principal foco e a prioridade, quer nos estabelecimentos de ensino, quer nas preocupações de todos os envolvidos.
O diagnóstico que podemos fazer é negro quanto à realidade da nossa “Velha Escola”. Para além de envelhecida, com programas desajustados aos novos tempos, devido à resistência de quase todos em lidar com o novo, temos um corpo docente desmotivado, e sucessivos Governos que, perante a necessidade obvia de transformação, foram assobiando para o lado. Mudar dá sempre algum trabalho, e é necessário coragem.
Parabéns àqueles que se juntaram para lançar esta Nova Escola. Que ela seja o fermento para os que estão descontentes com a Escola que hoje temos, que só serve “Velhos do Restelo” e que a vontade de mudança cresça pelo país.
Venha a Nova Escola. Já ontem era tarde.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Maio 8, 2025
O cardeal Robert Francis Prevost foi eleito nesta quinta-feira como o novo Papa da Igreja Católica, adotando o nome de Leão XIV.
Maio 8, 2025
O Conclave já decidiu, tocam os sinos no Vaticano, num [...]
Maio 8, 2025
As sessões decorrem no Auditório da Escola Secundária Francisco de Holanda, entre as 19h00 e as 20h30, e têm como objetivo esclarecer trabalhadores e empregadores sobre os seus direitos e deveres no contexto laboral.