Domingos Abrantes destaca “atualidade do projeto comunista”
O pavilhão do Grupo Cultural e Recreativo Os Trovadores do Cano [...]

domingos-abrantes-barra_fb
O pavilhão do Grupo Cultural e Recreativo Os Trovadores do Cano acolheu o almoço comemorativo da Revolução de Outubro promovido pela Comissão Concelhia de Guimarães do PCP realizado este domingo, 6 de outubro. A intervenção principal esteve a cargo de Domingo Abrantes, dirigente do PCP e deputado na Assembleia da República de 1976 a 1991.

Na sua intervenção Domingos Abrantes referiu que “a história regista vários casos de revoluções que influenciaram e determinaram decisivamente a vida dos povos e a evolução do mundo, mas nenhum caso se assemelha à Revolução Bolchevique, pela sua natureza de classe, por ter elevado os explorados à condição de classe dominante e de, com o seu triunfo, ter aberto caminho para a construção de uma sociedade de novo tipo que proclamava como objetivo supremo a liquidação de todas as formas de exploração e opressão, aspiração milenária da humanidade”.
Sublinhou que “hoje não temos menos razões, mas mais razões para sermos comunistas, para lutar pelo ideal de libertação e emancipação dos trabalhadores. Passados 105 anos de Outubro estamos confrontados com a única alternativa: ou socialismo ou barbárie”, referiu.
Domingos Abrantes acrescentou ainda que “o capitalismo é guerra, miséria, opressão, predação do planeta, o espezinhar da vontade dos povos. A ameaça de uma nova época fascista é um perigo que deve ser tomado muito a sério, que deve ser combativo com energia, combatidas as políticas que condenam massas gigantescas a uma vida sem horizontes e que se tornam presas fáceis de soluções fascistas”.
Em nome da Comissão Concelhia de Guimarães, Ana Monteiro saudou todos aqueles que participaram na organização da iniciativa, salientando a importância política da mesma. “Comemoramos 105 anos da Revolução de Outubro, exaltando a experiência, os valores e as realizações do proletariado russo, do povo russo, dirigidos pelo Partido Bolchevique, com o notável contributo de Lénine”, disse.





