OsMusiké: Uma viagem à Guimarães histórica, cultural, desportiva e associativa

Apresentam OsMusikéCadernos4.

02786C55-FF68-4B54-9727-43B4A015A836

OsMusiké vão apresentar OsMusikéCadernos4, no próximo dia 10 de dezembro, às 17h30, no Paço dos Duques de Bragança.

© Direitos Reservados

OsMusikéCadernos4 levam espectadores numa viagem inimaginável à Guimarães histórica, cultural, desportiva e associativa, ora conduzida por historiadores, ora conduzida por políticos, ora conduzida por artistas e investigadores, num cruzamento de olhares plurais.

“Viagens e olhares poéticos, viagens diacrónicas, viagens reflexivas, viagens artísticas, viagens críticas, viagens que apontam futuro. Viagens que nos trazem sempre de volta ao mesmo local e à relação entre o património edificado, as instituições e as pessoas, todas as pessoas”, lê-se na sinopse.

A revista centra-se em quatro eixos temáticos fundamentais, os 10 anos de Guimarães Capital Europeia da Cultura, o 20.º aniversário da criação da associação Osmusiké, os 30 anos da Biblioteca Raul Brandão e o centenário do Vitória Sport Clube.

Tal como nas edições anteriores, a revista é coordenada por uma equipa constituída por Jorge Nascimento Silva, Agostinho Ferreira, Álvaro Nunes, João Silva Pereira e Joaquim Salgado Almeida, cuja apresentação estará a cargo de Isabel Fernandes.

Nesta edição d’OsMusikéCadernos, a exemplo de números anteriores, participam várias dezenas de autores e colaboradores que, ao longo das cerca de 750 páginas, abordam, para além dos temas acima enunciados, de uma forma plural e por vezes inédita, outras temáticas que têm Guimarães como centro.

Destaque para “Momentos e Espaços de Memória”, que leva a uma viagem pelas Muralhas de Guimarães e Teatro Jordão, “Artes, Artistas, Exposições e Reflexões”, que recorda antigos como Mestre Caçoila, bem como outros que já partiram como Paula Rego e Ny Machado, “A Nossa Língua e os Nossos Escritores”, evocando os centenários de nascimento de Saramago, Agustina e Craveirinha e muitos outros autores, bem como algumas obras memoráveis como os 450 anos d’”Os Lusíadas”, “Outras Efemérides”, que relembra ocorrências locais e nacionais como a travessia aérea do Atlântico Sul por Gago Coutinho e Sacadura Cabral, e factos comemorativos ou referências que aludem ainda ao centenário de nascimento do médico taipense Augusto Dias de Castro.

Na sessão serão ainda apresentados alguns momentos musicais e poéticos alusivos às efemérides evocadas, a cargo d’Osmusiké e das suas valências de coral e poesia.

Em parceria com a Câmara Municipal, meteram pés a caminho e, com a colaboração de cerca de 100 autores, ao longo das 748 páginas que os constituem, pintaram com palavras e ilustrações esta cidade e este clube “que unem estas gentes de forma tão singular”.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS