PS Guimarães reuniu com direção do ACES Alto Ave

Ciclo de levantamento, auscultação e estudo temático do PS de Guimarães sobre a Saúde.

ps aces alto ave

O Secretariado do PS de Guimarães reuniu com a direção executiva do ACES Alto Ave, entidade que abrange os cuidados de saúde primários dos municípios de Guimarães, Vizela e Terras de Basto, tendo sido recebido pelo seu diretor executivo José Novais de Carvalho, e pelo presidente do Conselho Clínico e de Saúde, António Almeida Miguelote Castro.

© Direitos Reservados

Através de um comunicado às redações, o partido esclareceu que a reunião se integrou no ciclo de levantamento, auscultação e estudo temático do PS de Guimarães sobre a Saúde.

A sessão permitiu uma “análise em profundidade” das capacidades, dificuldades e valências da estrutura coordenadora das 44 unidades de saúde de cuidados primários, responsáveis por quase 300 mil pessoas, envolvendo mais de 70 profissionais de saúde e assistentes técnicos, com um orçamento global de mais de 84 milhões de euros.

Em particular, foram analisadas as diversas questões que, no âmbito do ACES Alto Ave, exigem novas respostas de coordenação e articulação entre os ACES e os serviços hospitalares, bem como as respetivas carreiras dos profissionais de saúde ou as complexidades organizacionais dos modelos de organização das unidades de saúde, tendo em vista a resposta às exigências crescentes de qualidade dos serviços bem como da necessidade de participação dos cidadãos na própria gestão e defesa do Serviço Nacional de Saúde.

Ricardo Costa, presidente do PS de Guimarães, frisou a necessidade de uma maior “valorização e qualificação dos cuidados de saúde primários e, mais ainda, num momento de responsabilização parcial dos municípios para com estas responsabilidade públicas, por via da municipalização parcial do cuidado com os edifícios das unidades de saúde”. O líder do partido frisou ainda a necessidade de o Estado Central compensar os municípios com o correspondente envelope orçamental.

Comprometendo-se a “apresentar um diagnóstico e propostas de soluções para os vários problemas e contingências encontradas”, Ricardo Costa anunciou, a breve prazo, a realização de conjunto de debates sobre o universo da saúde pública em Guimarães.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS