Obra de João de Meira reeditada pela Sociedade Martins Sarmento
A apresentação do livro estará a cargo de Jorge Fernandes Alves e, além do texto original, o livro inclui uma série de estudos sobre a vida e obra da cultura vimaranense.

Sociedade-Martins-Sarmento-com-barra
A Sociedade Martins Sarmento vai apresentar o livro “O Concelho de Guimarães”, publicada originalmente em 1907, de João de Meira, no próximo dia 10 de dezembro, às 16h30, no Salão Nobre.

A apresentação do livro estará a cargo de Jorge Fernandes Alves e, além do texto original, o livro inclui uma série de estudos sobre a vida e obra da cultura vimaranense.
João de Meira nasceu em Guimarães, a 31 de julho de 1881. Era filho do médico Joaquim José de Meira, personalidade de grande relevo na política e cultura vimaranense. Estudou em Guimarães, no Colégio de S. Dâmaso, instalado no Mosteiro de Santa Marinha da Costa e ingressou na Escola Médico-Cirúrgica do Porto, concluindo os seus estudos, em 1907, com a apresentação da Dissertação Inaugural intitulada “O concelho de Guimarães (estudo de demografia e nosografia)”, que foi avaliada pelo júri com 20 valores.
Desde a sua juventude que colaborava com inúmeros periódicos locais e nacionais. Nessa época, tornaram-se famosos os seus textos satíricos e os poemas que publicou sob pseudónimos. Foi também um importante colaborador da Revista de Guimarães, onde publicou alguns dos mais lúcidos estudos sobre a história vimaranense. Já como professor na Escola Médico-Cirúrgica, publicou uma grande variedade de trabalhos científicos em diversas revistas da especialidade, colaborando também na direção dos Arquivos de História da Medicina Portuguesa. A Sociedade Martins Sarmento, em 1912, reconhecendo o mérito dos seus trabalhos históricos nomeou-o para suceder ao Abade de Tagilde na organização e publicação dos Vimaranes Monumenta Historica.





