“Uma Espécie de Coisa” celebra dez anos do encerramento de Guimarães 2012
Direção artística de Rui Souza e Carlos A. Correia.

outra-voz-barra-natal
A cantora Amélia Muge, que em 2012 se juntou a José Mário Branco, Carlão, Mão Morta e Orquestra Filarmónica das Beiras no encerramento da Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, integra agora o novo espetáculo da Outra Voz, “Uma Espécie de Coisa”, com que Guimarães vai celebrar, esta quarta-feira, pelas 21h30, no Grande Auditório Francisca Abreu, do Centro Cultural Vila Flor, os 10 anos do encerramento de Guimarães 2012 – CEC.

Com Amélia Muge, e também os convidados André Júlio Turquesa e João Neves, vão estar em palco 250 pessoas de todos os cantos do concelho e dos territórios vizinhos que emprestam a sua voz, a que se juntam guitarras, baixos, teclas, sopros, percussões, eletrónicas e outros, reinterpretando a música criada para o espetáculo de (não) encerramento da Guimarães 2012 – CEC.
Sob a direção artística de Rui Souza e Carlos A. Correia, “Uma Espécie de Coisa” tem por princípio que a comunidade é o “sentimento de nós”. Um espetáculo musical de envolvimento, com a participação de um grupo bastante heterogéneo, em que a música criada a partir do território, possui um cariz universal.
Este projeto dá resposta a uma proposta apresentada pela Outra Voz ao Município de Guimarães, para o desenho de uma performance de celebração dos 10 anos do encerramento de Guimarães 2012 – CEC. Procurou-se, partindo de um trabalho com a comunidade iniciado meses antes da performance, tratar e reinterpretar a música criada para o espetáculo “Então Ficamos”, de 2012, mas refletindo o tempo atual, abrindo a possibilidade a que qualquer pessoa possa integrar a apresentação como cantor ou instrumentista.
Evocar esta apresentação passada uma década permite “gerar discurso sobre o impacto da Capital Europeia da Cultura e das mudanças sociais que assistimos durante este período”, mas é, “sobretudo, uma oportunidade de (re)apresentar aos que participaram ou não neste processo os temas musicais que foram criados nesta lógica”.