Grupo Zegnea questiona na última intervenção no ECRA: Why World Needs Art?
Depois de um ano em que vários artistas, de diferentes áreas, apresentaram os seus trabalhos em realidade aumentada, no ECRA, localizado ao cimo da Avenida D. João IV em Guimarães.
Mood Zegnea
Depois de um ano em que vários artistas, de diferentes áreas, apresentaram os seus trabalhos em realidade aumentada, no ECRA, localizado ao cimo da Avenida D. João IV em Guimarães, o grupo Zegnea promove, até ao final do mês de janeiro, uma reflexão sobre a importância da artes.
Para visualizarem este trabalho, os visitantes só têm de descarregar a aplicação gratuita “ArtiVive”, apontar o telemóvel para o outdoor e deixar-se entrar no maravilhoso mundo da criatividade.
A criatividade que Hugo Lobo, CEO da Zegnea, aponta como fator fundamental para o desenvolvimento das atividades do grupo: “Nesta exposição procuramos transpor para o exterior toda a energia que acontece, que fomentamos dentro do nosso gabinete, dentro das nossas portas”, refere à Mais Guimarães.
Na hora do balanço desta atividade, que decorreu durante o último ano, o responsável diz terem “alcançado o objetivo a que nos propusemos”, conseguindo refletir nesta ação “a forma como o grupo Zegnea olha para a sua atividade, seja na construção, seja na arquitetura, quer também na comunicação. Procuramos olhar para as coisas com outros olhos, fazendo reinterpretações de convencionalismos”, acrescenta Hugo Lobo.
O arquiteto mostra-se “muito satisfeito com a recetividade, tanto do público como dos artistas que foram convidados. Agradecendo as suas “respostas criativas e o seu empenho”, que permitiram à equipa da Zegnea “absorver um pouco de todas as artes que eles estiveram ali a expor e a transmitir”, mesmo tendo estado a trabalhar sobre uma ferramenta desconhecida para alguns.
VER A QUALIDADE DAS APRESENTAÇÕES AO LONGO DESTE ANO FOI, PARA NÓS, FOI MUITO SATISFATÓRIO.
Hugo Lobo, CEO da Zegnea
Esta ação termina agora porque, como diz Hugo Lobo, “tudo tem um começo e tem um fim, nada é eterno”.
GRUPO ZEGNEA NA BIENAL DE ARQUITETURA, EM ITÁLIA
O ano de 2023 ficará marcado pela presença do grupo Zegnea, como parceiro convidado, em Itália, participando numa extensão de Bienal de Arquitetura, numa exposição que se designará por Time Space Existence 2023.
Durante seis meses, entre maio e novembro, os visitantes, que chegarão de todo o mundo, poderão apreciar a coleção/exposição que refletirá também esta forma de estar do grupo.
Na mala, a Zegnea procurará levar também “um pouco da nossa cidade e de Portugal”.
No ECRA, Espaço de Criatividade e Representação Artística, durante o último ano, os vimaranenses puderam apreciar alguns trabalhos de José Caldeira (Fotógrafo), Rafael Oliveira (Artista Plástico), Teresa Rego (Ilustradora), João da Fonseca (Designer de Comunicação), Soraia Oliveira (Artista Plástica), Filipe Fontes (Arquiteto e Escritor), Pedro Bastos (Realizador e Artista Plástico), Rui Passos (Escritor), e Tiago Lemos (Músico e Artista Plástico). Até ao final do mês é lançada a questão pelo grupo promotor do projeto: Why World Needs Art?
O candidato à Presidência da República, Almirante Henrique Gouveia e Melo, estará em Guimarães na tarde desta sexta-feira, 19 de setembro, para uma visita ao Campus de Azurém da Universidade do Minho, onde se encontra instalado o supercomputador “Deucalion”. A deslocação terá início às 15h30 e inclui uma reunião na Escola de Arquitetura, Arte e Design da universidade.
O Centro Cultural Vila Flor (CCVF) celebra esta quarta-feira, 17 de setembro, o seu 20º aniversário com o espetáculo “Carnación”, às 21h30, no Grande Auditório Francisca Abreu. A criação resulta da colaboração entre a bailarina e coreógrafa espanhola Rocío Molina e o cantor Niño de Elche, dois dos nomes mais influentes da nova geração do flamenco.
O Bloco de Esquerda apresentou, no passado dia 13, na Alameda de Dâmaso, no centro da cidade, os candidatos à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal. Joaquim Teixeira, cabeça de lista à presidência do Município, e Francisca Sousa, primeira candidata à Assembleia Municipal, aproveitaram a ocasião para detalhar as prioridades do programa eleitoral do partido.
A CDU realizou uma visita ao Grupo Desportivo de S. Cristóvão, com o objetivo de "conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela direção da coletividade, em particular no incentivo à prática desportiva junto de diferentes faixas etárias".
A Junta de Freguesia de São Torcato, em nota enviada às redações, manifesta preocupação e indignação pelo estado em que se encontram várias ruas da freguesia, na sequência das obras de colocação e alargamento da rede de água e saneamento, realizadas ao abrigo do contrato de empreitada da empresa Vimágua.
No debate sobre o Turismo no concelho, organizado pela AVH nesta terça-feira, 16 de setembro, o candidato da Iniciativa Liberal à Câmara Municipal de Guimarães, Gil Leitão, defendeu a necessidade de uma visão estratégica e integrada para o setor turístico vimaranense.