Feirantes e lojas que promovem a sustentabilidade com redução de 20% a 50% nas taxas
Medida já permitiu separar e valorizar 75% dos resíduos produzidos em 2022.

O município de Guimarães implementou medidas de incentivo para os feirantes e lojas que promovem a sustentabilidade.

Na Feira Retalhista de Guimarães, os feirantes que efetuarem a separação integral dos resíduos de embalagens produzidos terão uma redução de 20% nas taxas, o que equivale a uma economia de cerca de 16 euros por mês. Esta medida já permitiu separar e valorizar 75% dos resíduos produzidos em 2022.
Já no mercado municipal, as lojas e bancas que venderem produtos biológicos certificados de acordo com o Regulamento (EU) 2018/848 terão uma redução de 50% no valor das taxas. Além disso, o município continua a distribuir sacos compostáveis e biodegradáveis no mercado municipal, como parte das iniciativas de “Mercado sem plástico”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Maio 13, 2025
A cerimónia, realizada no Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), foi marcada por um ambiente de campanha legislativa, contando com a presença de Hugo Soares, cabeça de lista da Aliança Democrática (AD) por Braga.
Maio 13, 2025
Em comunicado, o Vitória lembra títulos do polo aquático e do futebol feminino, lamenta críticas "de um treinador" que diz "ter colocado em causa o "profissionalismo de dois jogadores do Vitória", e responde com críticas às teorias à volta de Hjulmand, capitão do Sporting.
Maio 12, 2025
Associados com quotas em atraso devem fazer a regularização até ao dia 31 de maio de 2025 para manter antiguidade. Está disponível uma plataforma para consulta da situação das quotas e para atualização de dados.