Orçamento Participativo para Escolas de regresso para estimular a participação democrática
Verba máxima de 12.500 euros para as propostas vencedoras.

escola-professor-claudia-crespo-com-barra
A Câmara Municipal de Guimarães anunciou, através de um comunicado às redações, o início de mais uma edição do Orçamento Participativo para Escolas, com o objetivo de estimular a participação democrática e cidadã dos estudantes nas decisões que afetam a sua vida escolar.

O OP_Escolas 2023 abrange os 14 Agrupamentos de escolas e as duas escolas secundárias do concelho, oferecendo uma verba máxima de 12.500 euros para as propostas vencedoras.
Na edição deste ano há várias novidades. Por um lado, a obrigatoriedade das propostas ter de identificar, pelo menos, um parceiro, público ou privado, com o intuito de promover uma cultura de parcerias, de rentabilização de recursos e de envolvência e participação cívica.
A segunda novidade diz respeito ao tema, só serão aceites propostas enquadradas na área dos “Recreios” – Espaços Exteriores, Espaços Educadores, aliando a Cultura, a Sustentabilidade e a Educação, articuladas com o programa Pegadas.
Durante as sessões de esclarecimento da equipa OP, em fevereiro de 2023, os estudantes poderão aprender mais sobre o processo de participação democrática. Entre março e maio, serão discutidas e apresentadas as propostas, que irão a votação a 26 de maio. O resultado será anunciado publicamente no dia 9 de junho.
O OP_Escolas 2023, já na sua quinta edição, é uma “oportunidade única para os estudantes mostrarem as suas opiniões e se envolver na tomada de decisões que afetam a sua vida escolar”, considera o município.





