Multiusos de Guimarães recebe Encontro Nacional de Juventude entre 24 e 26 de fevereiro
Sob o mote “Aqui, os jovens decidem o futuro!”.

encontro-jovens-barra
O Encontro Nacional de Juventude (ENJ) está de volta para a décima sétima edição, a acontecer nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro, no Multiusos de Guimarães. Sob o mote “Aqui, os jovens decidem o futuro!”, o ENJ será aquilo que os jovens fizerem dele.

Este Encontro Nacional de Juventude, organizado pelo Conselho Nacional de Juventude, marca o regresso após um intervalo de quatro anos e está desenhado para acolher jovens de todo o país, tendo já mais de oitocentos jovens inscritos para participar. Foi assegurado alojamento e alimentação a todos os participantes até dia 10 de fevereiro de 2023.
O Encontro Nacional da Juventude vai proporcionar uma plataforma aos jovens portugueses para proporem soluções para os seus problemas em seis temas que afectam o seu presente e futuro, como a Educação, a Igualdade, o Ambiente, o Trabalho, a Habitação e a Saúde através do debate e da troca de experiências individuais.
Além dos participantes e da equipa do Conselho Nacional de Juventude, o evento está dependente de 60 voluntários, que vão assegurar o funcionamento do ENJ, de 20 facilitadores, cuja função é a de agilizar os Desafios da Juventude e de 15 embaixadores, que trataram da divulgação pelos jovens.
O programa deste Encontro Nacional de Juventude está construído em torno daquilo que interessar e disser respeito aos jovens que nele participarem. Esta edição conta com o alto patrocínio da Presidência da República e está a ser construído em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães, com o Instituto Português do Desporto e da Juventude, com a CP – Comboios de Portugal e com a Tempo Livre – Guimarães.
Já está confirmada, na sessão de abertura, a presença do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, pelas 18h30. Além do programa, esta edição vai contar também com actividades lúdicas, bancas das organizações-membro do Conselho Nacional de Juventude, intitulada “Feira de Oportunidades”, a presença de várias associações juvenis de todo o país e de várias personalidades do governo, festas, debates e com o encerramento do Ano Europeu da Juventude, pelas 14h00.





