VITRUS no terreno na limpeza de faixas de gestão de combustível em Guimarães
No âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

A intervenção no território vimaranense decorre no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

A VITRUS já está no terreno a proceder à limpeza de faixas de gestão de combustível no concelho de Guimarães, que compreende uma área total de cerca de 300 hectares.
A limpeza deve ser feita numa faixa de largura não inferior a 50 metros, no caso de edifícios, e de largura não inferior a 100 metros, em torno dos aglomerados populacionais, definidos no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
Segundo nota enviada à imprensa, a VITRUS já concluiu a limpeza das faixas na Citânia de Briteiros e está a proceder, atualmente, à limpeza nas faixas da União de Freguesias de Sande São Clemente e Sande Vila Nova e União de Freguesias de Oleiros, Leitões e Figueiredo.
Está ainda prevista a limpeza nas restantes faixas, nomeadamente na Penha e freguesias de Briteiros S. Salvador e Briteiros Santa Leocádia.
Até 30 de abril, recorde-se, decorre o prazo legal para que os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos confinantes a edifícios inseridos em espaços rurais, procedam à limpeza e manutenção das faixas de gestão de combustível.
A limpeza e manutenção das faixas de gestão de combustível é obrigatória, tratando-se de um reforço das medidas de defesa da floresta contra incêndios, por forma a garantir a segurança e defesa de pessoas e bens.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Maio 9, 2025
O processo de voto antecipado para as eleições europeias mobilizou mais de 3.300 eleitores no concelho de Guimarães.
Maio 9, 2025
O Vitória está a apenas um triunfo de conquistar o título nacional de Polo Aquático e o foco da equipa está agora totalmente centrado no terceiro jogo da final frente ao Sporting CP.
Maio 9, 2025
Amanhã, sábado, 10 de maio, a CDU promove em Guimarães um desfile sob o lema “A coragem que enfrenta a direita”, com a participação de Paulo Raimundo, Secretário-Geral do PCP.