Obras em Serzedelo deverão ficar concluídas em novembro

O prazo deverá ser prorrogado por 95 dias, até 17 de novembro de 2023.

obras serzedelo com barra

O executivo municipal vai votar, na reunião de Câmara desta quinta-feira, a prorrogação do prazo de execução da empreitada de requalificação da zona envolvente ao cemitério, rua da Eirinha e via de acesso à auto-estrada, em Serzedelo. O prazo deverá ser prorrogado por 95 dias, até 17 de novembro de 2023.

© Juliana Machado / Mais Guimarães

Recorde-se que a empreitada foi adjudicada à empresa Alexandre Barbosa Borges, S.A., pelo valor de 2.198.821,78 euros + IVA. Apesar da assinatura do contrato ter ocorrido a 22 de março de 2022, a obra apenas teve início a 14 de junho.

De acordo com a justificação apresentada pela empresa, o atraso na execução prendeu-se com as adversidades das condições atmosféricas desde outubro de 2022 a finais de janeiro de 2023.

A “precipitação atingiu níveis de extrema intensidade” o que provocou “um cenário de saturação de solos anormal e muito superior ao registados em períodos similares desde 1971”. A pluviosidade registada conflituou com “o normal desenvolvimento dos trabalhos, desde as escavações aos aterros, uma vez que a saturação dos solos em obra, assim como a saturação dos solos de empréstimo, provoca uma fraca compactação, sendo que impossibilita obter os requisitos exigidos de qualidade e desempenho para as camadas de aterro. Estes trabalhos de aterro são essenciais ao normal desenvolvimento da obra, por serem tarefas precedentes do decorrer das restantes atividades da Fase 1”, pode ler-se na proposta.

© Juliana Machado / Mais Guimarães
© Juliana Machado / Mais Guimarães
PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS