O futuro, que sobretudo aos jovens pertence
Por Eliseu Sampaio.
Por Eliseu Sampaio,
Diretor do grupo Mais GuimarãesNo final de fevereiro, decorreu na cidade berço o Encontro Nacional da Juventude, evento que contou com a participação de 800 jovens de todo o país.
Nesta edição da Mais Guimarães damos voz a Rui Oliveira, presidente do Conselho Nacional da Juventude, que nos falou das principais preocupações dos jovens de hoje, assuntos que, naturalmente, foram debatidos no encontro.
Problemas no acesso à habitação, a igualdade, ou desigualdade na maior parte dos casos, a educação, o trabalho, o ambiente e a saúde foram os eixos centrais da discussão, e que mereceram reflexão.
Em Portugal, as decisões políticas, tomadas a maioria das vezes a pensar no imediatismo, no mandato, com propósitos eleitoralistas e de salvaguarda do poder, não têm melhorado as condições de vida dos nossos jovens, que se vêem obrigados a adiar projetos e sonhos. Ou a partir.
“O que queremos é que os jovens discutam e produzam ideias, que tenham voz. Os políticos estão cá para ouvir os jovens a falar sobre as suas propostas e não o contrário”, adiantou à Mais Guimarães. E nós esperamos que sim, e, que quem tem hoje o poder nas mãos, pense no futuro deste país, oiça os jovens e coloque em prática medidas que salvaguardem os seus direitos, que os ajudem a crescer.
De facto, é deveras importante que oiçamos os nossos jovens, que são aqueles que, naturalmente, construirão o nosso futuro.
Precisamos de reforçar a concretização dos direitos dos e das nossas jovens, e de promover a sua emancipação e desenvolvimento pessoal, tanto a nível económico, como social.
De reconhecer também os jovens como intervenientes fundamentais na construção e reforço da nossa democracia. Tratar bem dos nossos jovens é, no fundo, trabalhar no sentido de construir uma sociedade mais inclusiva, participativa e inovadora.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 24, 2024
Em Guimarães, Tabuadelo e São Faustino, Serzedo e Calvos, Conde e Gandarela, Prazins Santo Tirso e Corvite, Sande Vila Nova e Sande S. Clemente e Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil, viram a sua desagregação aprovada na Assembleia da República, no passado dia 17 de dezembro, após votação favorável também nos órgãos autárquicos locais. As Uniões de Freguesia que se irão desagregar no próximo ano vão a eleições autárquicas já separadas, em 2025. O Mais Guimarães recolheu a reação dos autarcas.
Dezembro 24, 2024
O presidente do Vitória Sport Clube, António Miguel Cardoso, emitiu uma mensagem de Natal a todos os associados e adeptos, destacando "que o ano de 2024 foi verdadeiramente memorável para o clube". O presidente desejou a todos um Feliz Natal, na esperança de que "todos continuemos unidos, com a mesma paixão e determinação".
Dezembro 24, 2024
A Liga Portuguesa de Futebol juntou à mesa, numa Ceia de Natal, as 30 mascotes dos vários clubes da I e da II Ligas, numa demonstração da "união existente fora das quatro linhas".