PSD: “Nelson Felgueiras perdeu a autoridade politica que é necessária para o exercício destas funções”

O presidente dos sociais democratas “exige uma intervenção clara, objetiva, e forte” de Domingos Bragança.

Ricardo-Araújo

Tendo por base uma notícia publicada pelo JN, no dia 16 de junho, e que dava conta de que, “a Associação de Desportos de combate KTF está a usar as redes sociais para angariar militantes para o partido socialista”, Ricardo Araújo, presidente da concelhia do PSD, em conferência de imprensa nesta terça-feira, dia 20, disse que “Nelson Felgueiras, vereador do desporto, “não tem condições para continuar com os poderes que lhe foram delegados pelo município”.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

Segundo a notícia, as mensagens que circularam, dirigidas a residentes em Guimarães, podem ser lidas num grupo do WhatsApp da associação por atletas, pais e treinadores. Na mensagem pode ler-se “Vamos ajudar quem merece e quem nos tem ajudado”, e que “o vereador do desporto precisa de um pouco da nossa ajuda, como tem ajudado no que pode, cabe agora, tentarmos retribuir”. O beneficiário deste apelo é o vereador que tutela a pasta do desporto no município de Guimarães, Nelson Felgueiras.

A mensagem incluía uma formulário de inscrição de militante no partido socialista. Nas época de 2021/22, a associação recebeu, pode ainda ler-se, apoio municipal no valor de 16 mil euros e, em 2022/23, de 19 mil euros. Ao JN, Nélson Felgueiras referiu que “O problema daquela mensagem é identificar-me como vereador”, não tendo sido naquela qualidade que fez o pedido. Contactado pelo Mais Guimarães, o vereador anunciou que apenas falará na reunião de câmara desta quinta-feira, dia 22.

“A gravidade da notícia exigiu da nossa parte prudência e a sensatez e o cuidado de aguardar por um eventual esclarecimento do vereador”, disse Ricardo Araújo. Como tal não aconteceu, e tendo passado “cerca de 72 horas”, o PSD decidiu vir a público dizer que não podem “admitir ou compactuar com esta forma de estar na vida pública  e na vida política”. O que foi noticiado é, para Ricardo Araújo, “demasiado grave e põe em causa a credibilidade, a dignidade e a seriedade dos órgãos autárquicos e de quem neles exercem funções”.

O presidente dos sociais democratas “exige uma intervenção clara, objetiva, e forte” de Domingos Bragança, que deve dizer “publicamente” se entende que, “perante estes factos, Nelson Felgueiras mantém condições para continuar com as competências que lhe foram delegadas”.

© Cláudia Crespo / Mais Guimarães

Ricardo Araújo incita também o partido socialista de Guimarães e ao seu presidente, Ricardo Costa, a “esclarecer rapidamente se mantém a confiança política em Nélson Felgueiras”, e se “compactua com esta forma de agir e considera que esta é a forma, em democracia, legítima, transparente e clara, de angariação de militantes para os partidos políticos”.

 “O que está em causa é um clube desportivo que está a promover a angariação de militantes para o partido socialista, a pedido de Nelson Felgueiras”.

Ricardo Araújo

O Partido Socialista e a Câmara Municipal são entidades distintas, disse o social democrata, mas, “por vezes, o poder absoluto que existe em Guimarães há 33 anos, leva a que se confundam as instituições, mas isso não pode acontecer em democracia. Este é um exemplo claro de que, de repente, se confunde aquilo que é o município, o exercício de funções públicas ao serviço do município, com os objetivos partidários de angariação de apoios e militantes”, acusou.

Por isso, Nelson Felgueiras “perdeu a autoridade politica que é necessária para o exercício destas funções”. O “perigo” da sua continuidade em funções é “contribuir para a degradação da imagem e da credibilidade das instituições”, e o município e a Câmara Municipal “têm de estar acima de qualquer suspeita de favorecimentos e destes tipos de comportamentos”.

Ricardo Araújo anunciou ainda que, na próxima reunião de câmara, os vereadores da oposição vão solicitar à câmara a consulta do processo de atribuição de subsídios dos anos de 2022 e 2023.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS