8.ª Semana Social decorre em Guimarães durante três dias
A cidade berço recebe a 8.ª Semana Social, organizado pela União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Braga (UDIPSS-Braga), entre 26 e 28 de setembro, onde vai ser debatida a saúde mental, bem como o financiamento das IPSS.
O primeiro dia da iniciativa decorre durante esta terça-feira, dia 26 de setembro, no campus de Azurém da Universidade do Minho, sob o mote “Saúde Mental e Demências – Respostas e desafios presentes e futuros”. O primeiro debate conta com a presença de Sílvia Peixoto, especialista em Saúde Mental e Psiquiatria, Miguel Durães, presidente da Direção RECOVERY IPSS e Goreti Machado, presidente da Assembleia Geral da UDIPSS-Braga, como moderadora.
A conferência contou ainda com a presença de Paula Oliveira, Vereadora da Ação Social na Câmara Municipal de Guimarães, que destacou a importância de colocar a população no centro das decisões: “Do que nos vale defender um território de património, se não tivermos as pessoas no centro das nossas políticas? O maior património vivo são as pessoas.”
A autarca considera que é preciso mais apoio por parte do Governo para que “o setor solidário seja mais cooperante e solidário”. Paula Oliveira lembra que “os desafios são imensos para as IPSS”, apesar de “muito caminho ter sido feito.
O segundo dia da 8.ª Semana Social centra-se no tema “Inovação Social – Novas Formas de Financiamento das IPSS”, e realiza-se também na instituição. Helena Loureiro, representante da Região Norte, na Estrutura de Missão Portugal Inovação Social e Filipe Almeida, presidente desta instituição. O moderador será Rui Maia, presidente do Conselho Fiscal da UDIPSS-Braga.
No último dia, haverá um convívio na Montanha da Penha, que vai contar com o apoio do município de Guimarães e da Irmandade da Penha. Está marcada uma eucaristia para as 11h00, presidida pelo Bispo Auxiliar de Braga, Dom Delfim Gomes. Durante a tarde, Domingos Braganca, presidente do município, Roriz Mendes, juíz da Irmandade da Penha, Lino Maia, presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) e Jorge Pereira, presidente da UDIPSS-Braga.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 26, 2024
Em Guimarães, Tabuadelo e São Faustino, Serzedo e Calvos, Conde e Gandarela, Prazins Santo Tirso e Corvite, Sande Vila Nova e Sande S. Clemente e Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil, viram a sua desagregação aprovada na Assembleia da República, no passado dia 17 de dezembro.
Dezembro 26, 2024
A Vitória Sport Clube, Futebol SAD acertou com o Sporting Clube de Portugal a transferência do treinador Rui Borges. A mudança implica um encaixe financeiro para a sociedade desportiva, "tornando-se efetiva já a partir desta quinta-feira", 26 de dezembro, anuncia a direção dos conquistadores.
Dezembro 26, 2024
Conhecido pela sua participação nas Festas Nicolinas, ao longo dos últimas quatro décadas, Manuel Silva Freitas, carinhosamente apelidado de "Manuel das Vacas", faleceu na passada terça-feira no Hospital Senhora da Oliveira, aos 61 anos de idade.