Família vitoriana reuniu-se em noite de gala para celebrar o 101.º aniversário

As celebrações do 101º aniversário do Vitória Sport Clube terminaram nesta quinta-feira, 27 de setembro, com a realização da Gala dos Conquistadores, no Auditório Francisca Abreu.

© Eliseu Sampaio/Mais Guimarães

 

A cerimónia regressou ao CCVF, depois de, em 2022, aquando da comemoração do centenário, se ter realizado no Multiusos de Guimarães. Na sala, com capacidade para cerca de 800 lugares, aproximadamente 600 pessoas assistiram à Gala dos Conquistadores 2023.

Com apresentação de Liliana Santos, foram vários os momentos de celebração. Ao longo da Gala foram homenageados patrocinadores, as colaboradoras Mónica Magalhães e Fernanda Oliveira, a equipa sénior de Polo Aquático, o nadador João Costa, o jogador Dani Silva, o treinador Moreno Teixeira e o sócio número 1 José Luís Xavier Fernandes.

© VSC

A animar ainda mais a cerimónia, os momentos musicais arrebataram o público presente, com as atuações de Eventos com Arte,  Ana Bacalhau, Tatanka e Zé Miguel, que voltou a cantar o Hino do Vitória no encerramento do evento, num momento que envolveu todos os presentes.

© VSC

Ao longo da gala, houve ainda tempo para algumas conversas em palco. Nuno Fernandes esteve à conversa com José Luís Machado sobre o vídeo do centenário que será lançado em breve. Mais tarde, Alberto Castro Abreu e Vasco Rodrigues abordaram também a criação de um livro sobre o mesmo tema, que será igualmente publicado em breve.

Outro dos momentos a dois teve como protagonistas Rui Vítor Costa e André Coelho Lima. Neste caso, o assunto foi a produção de um vídeo que retrate “fielmente” a história dos primeiros 100 anos do Vitória. Uma tarefa hérculea e que vai necessitar de tempo, para que se consigam reunir as imagens e se entrevistas as “cerca de 100 personalidades, entre jogadores e dirigentes, que fizeram parte do primeiro século de vida do clube”, adiantou André Coelho Lima.

Para terminar o evento, e já depois do Prémio Honra ter sido entregue a José Luís Xavier Fernandes, foi a vez de António Miguel Cardoso subir ao palco para responder às questões de Liliana Santos.  O presidente conversou com a apresentadora sobre o presente e o futuro do Vitória Sport Clube.

© VSC

Prémio Honra atribuído a José Luís Xavier Fernandes

Aos 96 anos, e já com 80 de ligação ininterrupta ao Vitória Sport Clube, José Luis Xavier Fernandes recebeu o Prémio Conquistador Honra. Com uma vida dedicada ao emblema e uma “paixão e entrega inabaláveis, o sócio número 1 é o rosto e o testemunho do que é sentir e ser Vitória”, pôde ouvir-se na sala.

Com um sentido de humor “admirável”, José Luís Xavier Fernandes falou aos presentes em vídeo, desejando que, antes que complete os 100 anos de vida, António Miguel Cardoso, o atual presidente, ainda dê muitas alegrias aos adeptos vitorianos.

© VSC

Moreno agraciado com o Prémio Conquistador Marinho Peres

Numa homenagem a Marinho Peres, falecido recentemente, a distinção de treinador do ano passa agora a ter o nome do técnico brasileiro. De treinador para treinador, distingue-se aquilo que foi feito dentro das quatro linhas, mas também o contributo dos homenageados para o engrandecimento do Vitória Sport Clube.

Depois do seu percurso ao comando da equipa B, Moreno foi a aposta para assumir o leme da principal formação vitoriana. E foi, com ele no comando técnico, que o Vitória voltou a garantir um lugar nas competições europeias.

Para lá dos resultados desportivos, foi anunciado como tendo revelado “enorme capacidade para esculpir diamantes e potenciá-los para os principais palcos internacionais, evidenciando o melhor de cada um”. O reconhecimento na Gala dos Conquistadores deveu-se ao “sucesso da última época que teve vários protagonistas, entre eles,  Moreno Teixeira”.

© VSC

João Costa recebeu o Prémio Atleta do Ano

Nadador garantiu presença nos Jogos Olímpicos 2024

Depois de ter recebido o prémio revelação, João Costa voltou a fazê-lo para ser agraciado com o Prémio Atleta do Ano pelo Vitória Sport Clube. A distinção surge depois do nadador vitoriano ter atingido os mínimos olímpicos para Paris 2024 nas eliminatórias dos cem metros costas do Mundial de Natação no Japão.

Depois de vários títulos nacionais, com destaque para as provas de 50, 100 e 200 metros costas, e das chamadas à seleção nacional, onde representou brilhantemente o nosso país, João Costa vai agora poder exibir o seu potencial na capital francesa.

© VSC

Dani Silva conquistou Prémio Revelação

Depois de um percurso na formação e na equipa B, assumiu papel de destaque no mais alto patamar do Vitória Sport Clube, na equipa principal. Dani Silva conta com quase 50 jogos na equipa A.

Nascido no sul do país, Dani Silva disse que por isso não “pode dizer que seja vimaranense, mas é vitoriano”.

© VSC

Equipa Sénior de Polo Aquático ganha Prémio Conquistador Mérito Desportivo

A formação de polo aquático sagrou-se tetracampeã nacional na época 2022/23, uma conquista que se revelou ainda “ainda mais especial por ter sido alcançada com casa cheia, numa demonstração de que os vitorianos estão cada vez mais próximos e apaixonados pela modalidade de polo aquático”. Um feito “histórico” que resulta de uma “enorme dedicação e paixão de todos aqueles que compõem a equipa e a estrutura vitoriana” e acontece numa época em que a formação fez história também nas competições europeias.

© VSC

Fernanda Oliveira distinguida com o Prémio Conquistador Reconhecimento

Fernanda Oliveira subiu pela segunda vez ao palco de uma Gala dos Conquistadores para receber os aplausos e reconhecimento dos vitorianos, com a entrega do Prémio Conquistador Reconhecimento.

Fernanda Oliveira está no clube há mais de quarenta anos, tendo nesse período “contribuído para muitos momentos de sucesso. É uma referência de vitorianismo e de dedicação, bem como de um profissionalismo exemplar”.

No Vitória SC desde a década de 80, desempenhou funções de secretária da Direção, assumindo um papel preponderante nas várias áreas de intervenção do Clube.

© VSC

Mónica Magalhães galardoada com o Prémio Conquistador Dedicação

Mais de três décadas de trabalho e dedicação levaram Mónica Magalhães a subir ao palco para receber o Prémio Conquistador Dedicação. Decorria o ano de 1991 quando, pela mão do pai, abriu as portas do Vitória SC. Desde então foi a sua porta que esteve sempre aberta para ouvir e acolher.

Acarinhada por todos os colegas, treinadores e atletas, trabalhou com seis presidentes e de todos recebeu “o respeito pela dedicação e exemplar profissionalismo”. Sobressai nos últimos anos a função de encarregada de educação de muitos dos nossos atletas que estão deslocados em Guimarães, sendo “a educadora atenta que acompanha os estudos e as reuniões na escola e o colo seguro que aconchega e orienta.” Foi apresentada como “discreta e muito recatada”, e, “indiscutivelmente, uma das grandes figuras dos bastidores do Vitória Sport Clube.”

© VSC (Os Galardoados na Gala Conquistadores 2023)

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS