Retratos de benfeitores da Misericórdia restaurados com apoio do Fundo Rainha D. Leonor
“É um investimento de gratidão e a gratidão é uma coisa rara”, ressaltou a administradora executiva do Fundo Rainha Dona Leonor, Inês Dentinho.

© SCMG
Foi inaugurada, no final de tarde de terça-feira, 31 de outubro, a Galeria de Benfeitores da Misericórdia de Guimarães. O Percurso Museológico no Convento de Santo António dos Capuchos abriu as suas portas de forma especial expondo os retratos de Benfeitores intervencionados com obras de conservação e restauro, apoiadas pelo Fundo Rainha Dona Leonor.
Durante a cerimónia de inauguração, um conjunto de vinte retratos de benfeitores foi revelado ao público, após uma cuidadosa restauração, graças ao apoio do Fundo Rainha Dona Leonor, criado e designado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Cada pintura é um retrato de personalidades locais que, ao longo de muitos anos, demonstraram generosidade notável em prol do funcionamento da Misericórdia desta cidade.

© SCMG
O evento contou com a presença do provedor da Misericórdia de Guimarães, Eduardo Leite, da administradora executiva do Fundo Rainha Dona Leonor, Inês Dentinho, de um representante da União das Misericórdias, Mariano Cabaço, e do vereador da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães, Paulo Lopes Silva.
A administradora do Fundo Rainha D. Leonor sublinhou a importância deste reconhecimento do papel dos benfeitores. “Nós temos 28 obras na área do Património Histórico apoiadas pelo Fundo Rainha Dona Leonor, em 28 Misericórdias e esta é diferente. Este foi um investimento muito interessante, porque é um investimento de gratidão e a gratidão é uma coisa rara. Esta galeria é muitíssimo pedagógica porque eu creio que se valorizarmos quem nos apoia, esses apoios continuarão a surgir”, aludiu.
A galeria de benfeitores da Misericórdia de Guimarães continua a ser um “farol de cultura e história, e esta comemoração dos seus 15 anos é uma homenagem merecida aos generosos benfeitores que ajudaram a construir e sustentar esta instituição ao longo dos anos”, refere a SCMG, em nota enviada às redações.
Após a inauguração, e para promover as visitas a esta galeria, a entrada no Percurso Museológico no Convento de Santo António dos Capuchos é gratuita até sábado, dia 4 de novembro.

© SCMG





