Clube Caçadores das Taipas homenageou várias entidades na gala do centenário

Nas comemorações do 100.º aniversário, o clube taipense organizou uma gala no Centro Pastoral das Taipas, no passado sábado, dia 04 de novembro.

© CC Taipas

A gala das comemorações do 100.º aniversário serviu de palco para fazer uma introspeção à história do clube taipense, bem como uma homenagem a todos aqueles que trabalharam em prol do clube, desde treinadores, presidentes, jogadores e associados.

Na cerimónia, marcaram presença entidades como o presidente da AF Braga, Manuel Machado, o vereador do Desporto na Câmara Municipal de Guimarães, Nélson Felgueiras, o presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), José Pereira, o presidente da Junta de Freguesia de Caldelas, Luís Soares e o presidente do PSD – Guimarães, Ricardo Araújo.

Depois de um momento musical, composto por uma orquestra, a gala iniciou com um vídeo de apresentação da história dos Taipas durante os seus primeiros 50 anos (1923-1973). A primeira distinção da noite foi atribuída aos órgãos sociais do clube dos diferentes anos, em especial o primeiro presidente da Direção do Taipas, Alfredo Fernandes, e Carlos Ferreira, mais antigo presidente da direção. Mas, em nome destes dois membros, pretendeu-se homenagear todos os presidentes da Direção do clube.

O presidente da AF Braga parabenizou o Taipas pelo 100.º aniversário e enalteceu “o marco histórico, que deve ser comemorado como deve ser.” Manuel Machado prospera que “este centenário seja um momento de alavancar (o clube) e trazer novamente aos patamares que os taipenses se habituaram.” Além disso, o dirigente da associação reconheceu “os fundadores e todos que ao longo de 100 anos, projetaram um clube de grande referência regional e nacional.”

© CC Taipas

José Pereira, presidente da ANTF, também congratulou o clube, bem como “todos os homenageados na cerimónia ímpar.” José Pereira espera “que o Taipas retome o sucesso que reconheceu às pessoas mais antigas, para que consigamos fazer do Taipas o que naturalmente foram os desígnios daqueles que o fundaram e que são os desejos dos associados neste momento.”

De seguida, o clube homenageou nomes que contribuíram para o percurso dos caçadores, como pessoas ligadas aos órgãos sociais, à rouparia, aos associados e ao departamento médico. Como atletas de referência, o Taipas reconheceu, durante os primeiros 50 anos, José da Silva Marques, que vestiu por 17 anos a camisola do Taipas enquanto jogador. O jogador reconhecido durante os últimos 50 anos de história do clube foi Carlos Mora, que registou 20 anos como atleta.

A nível de treinadores, o Taipas prestou homenagem em especial a todos os técnicos que fizeram história em subidas de divisão e conquistas de taças nos escalões de séniores, júniores e juvenis.

Taipas reconheceu ainda, como equipas referências, durante os primeiros 50 anos, o plantel das épocas 1957/58, 1960/61, 1969/70 e da temporada 1968/69. Já nos últimos 50 anos foram homenageadas as equipas de júniores de 1978/79, de séniores na época 1979/80, juvenis em 1990/91, séniores em 1997/98, iniciados em 1998/99 e séniores em 2000/2001.

Na gala foram ainda reconhecidos os atletas que passaram pelo clube e que chegaram à seleção nacional, nomeadamente Vanessa Marques, Juanico, Zé Manel, César Peixoto, Moreno Teixeira e Armando Silva. A cerimónia encerrou com um vídeo sobre os últimos 50 anos de história do Clube Caçadores das Taipas.

 

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS