Vitrus Talks: Debate teve foco na transição para a economia sustentável

A Vitrus Talks teve lugar no Avepark, na passada sexta-feira, dia 03 de novembro, em que se discutiu a importância da transição para uma economia sustentável.

© Vitrus

O debate realizou-se com a presença do eurodeputado José Manuel Fernandes, da ex-ministra do Ambiente e Ordenamento do Território, Assunção Cristas, Domingos Bragança, presidente da Câmara de Guimarães, Filipe Chaves, diretor da Escola Técnica Superior Profissional (IPCA) e de Sérgio Castro Rocha, presidente da Vitrus.

José Manuel Fernandes explicou que “a União Europeia disponibiliza muitos recursos financeiros para ajudar os Estados-Membros a atingirem os seus objetivos”. Além disso, “é urgente que os governos façam o seu trabalho e planeiem as ações a concretizar. Há que avançar com as pessoas, envolvendo-as. É urgente que se avance com firmeza, ambição e gradualismo. Caso contrário, estaremos a ajudar os negacionistas e nunca atingiremos os objetivos que definimos”, acrescentou.

Assunção Cristas destacou a ação da Vitrus no âmbito da recolha de resíduos orgânicos, apontando que “o que já se faz aqui vai ser obrigatório em breve e temos de olhar para a nossa atividade, qualquer que seja, e perceber como é que vai impactar o ambiente, não sendo uma obrigação apenas do estado, ou dos privados, mas com parceiras”.

O presidente do município de Guimarães destacou que “o ambiente tem de estar no centro da agenda política” e lembrou que as “comunidade e as empresas” devem ter uma “consciência ecológica, e respeitem a biodiversidade”.

Filipe Chaves partilhou algumas das ações implementadas no IPCA na área do ambiente e sustentabilidade, nomeadamente através de trabalho desenvolvido “em parceria com diversos municípios, em proximidade com a população e com as empresas”.

Por fim, Sérgio Castro Rocha, sublinhou que o lema das Vitrus Talks passa por “pensar, inovar e partilhar”. “As estas três palavras acrescento o conhecimento. Mais do que ensinar devemos inspirar, fazer com que o desígnio de cuidar do planeta seja encarado com seriedade por todos”, sublinhou.

Este evento trata-se de “um espaço de debate, inovação e partilha de conhecimento onde são abordados tópicos da atualidade, tendo por base o tema do Ambiente e Sustentabilidade para o desenvolvimento da comunidade e do território”, pode ler-se em comunicado.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS