Há 10 anos a chover lá dentro!

É verdade, chove lá dentro, e há dez anos! Este título que faz capa da edição desta semana do Mais Guimarães foi alvo de debate interno antes de ser colocado na primeira página do Jornal.

© Eliseu Sampaio

Pensamos em colocar ali um “infiltrações prejudicam o património”, ou “há uma década com infiltrações”, ou outro “Comunidade desespera por intervenção”, e por aí adiante… algumas foram, de facto, as opções colocadas em cima da mesa.

Mas na verdade, e com todas as letras, temos que o dizer claramente: CHOVE LÁ DENTRO HÁ DEZ ANOS! A comunidade da Costa está deseperada e o património está a perder-se de dia para dia.

Na semana passada visitei a Igreja acompanhado pelo padre Carlos, o pároco que serve aquela comunidade. Chovia, mesmo a sério, num dos altares laterais, e havia baldes pela igreja que tinham de, naturalmente, ser esvaziados com regularidade.
A comunidade faz o que pode para tentar proteger o património e também frequentar o espaço com alguma segurança, sem que esteja garantida. A realidade afasta fiéis e visitantes. Há vários anos que, por exemplo, o acesso ao lindíssimo coro alto está proibido.

As infiltrações têm provocado quedas do reboco das paredes, o apodrecimento de madeiras, quebras de eletricidade, uma realidade que vai piorando a cada ano que passa.

Nada é feito. O edifício é do Estado e a fábrica da Igreja está impedida de ali realizar obras. O Estado não parece ter pressa em resolver o problema. Domingos Bragança, presidente da câmara, já prometeu, há vários anos também, que tudo faria para resolver a situação.

NADA SE FEZ e está tudo pior. E quanto mais tempo passa, mais perdemos todos.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES