Há 10 anos a chover lá dentro!
É verdade, chove lá dentro, e há dez anos! Este título que faz capa da edição desta semana do Mais Guimarães foi alvo de debate interno antes de ser colocado na primeira página do Jornal.
Pensamos em colocar ali um “infiltrações prejudicam o património”, ou “há uma década com infiltrações”, ou outro “Comunidade desespera por intervenção”, e por aí adiante… algumas foram, de facto, as opções colocadas em cima da mesa.
Mas na verdade, e com todas as letras, temos que o dizer claramente: CHOVE LÁ DENTRO HÁ DEZ ANOS! A comunidade da Costa está deseperada e o património está a perder-se de dia para dia.
Na semana passada visitei a Igreja acompanhado pelo padre Carlos, o pároco que serve aquela comunidade. Chovia, mesmo a sério, num dos altares laterais, e havia baldes pela igreja que tinham de, naturalmente, ser esvaziados com regularidade.
A comunidade faz o que pode para tentar proteger o património e também frequentar o espaço com alguma segurança, sem que esteja garantida. A realidade afasta fiéis e visitantes. Há vários anos que, por exemplo, o acesso ao lindíssimo coro alto está proibido.
As infiltrações têm provocado quedas do reboco das paredes, o apodrecimento de madeiras, quebras de eletricidade, uma realidade que vai piorando a cada ano que passa.
Nada é feito. O edifício é do Estado e a fábrica da Igreja está impedida de ali realizar obras. O Estado não parece ter pressa em resolver o problema. Domingos Bragança, presidente da câmara, já prometeu, há vários anos também, que tudo faria para resolver a situação.
NADA SE FEZ e está tudo pior. E quanto mais tempo passa, mais perdemos todos.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Janeiro 14, 2025
A conferência de imprensa acontece às 09h30, no auditório da Academia.
Janeiro 14, 2025
O Executivo Municipal aprovou a instalação no edifício conhecido por Seminário do Verbo Divino de vários projetos de parceira entre o Ecossistema Colaborativo Multimodal em Saúde do Alto Ave e a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU).
Janeiro 14, 2025
A equipa ocupa o 11º lugar na série A do Campeonato de Portugal, com 16 pontos.