“Fábrica de brinquedos” para crianças com paralisia cerebral volta ao ativo
Uma vez mais, o Laboratório de Automação e Robótica da Universidade do Minho, em Guimarães, vai levar a cabo a iniciativa de adaptação de brinquedos para crianças com paralisia cerebral, entre 11 e 14 de dezembro.
As crianças com necessidades especiais têm dificuldades em acionar os brinquedos tradicionais. E porque os poucos brinquedos adaptados que existem são extremamente caros, desde 2006, o Laboratório de Automação e Robótica da Universidade do Minho, em Guimarães, adapta brinquedos eletrónicos durante a época natalícia, para que estes possam ser acionados por crianças com paralisia cerebral, explica o professor Fernando Ribeiro, da academia minhota.
Assim, entre os dias 11 e 14 de Dezembro, os brinquedos serão adaptados e a “Fábrica de Brinquedos” pode ser visitada no Laboratório de Automação e Robótica da Universidade do Minho, em Guimarães, mediante agendamento com o professor responsável, Fernando Ribeiro.
Apesar da adaptação ser diferente para cada brinquedo, explica o responsável pelo projeto, “o grau de complexidade poderá ser maior ou menor, e o tempo que demora pode também variar de poucos minutos a algumas horas”.
Mas estes factos, acrescenta, não demovem os alunos e docentes do Laboratório, que “dedicam algum do seu tempo a esta iniciativa. O espírito de voluntariado de cada um é enorme, a entrega e dedicação por esta causa é total, e toda a ação é acompanhada de um espírito natalício de muita brincadeira e alegria. E quando isso acontece, é possível transformar os sonhos em alegrias”, diz.
Nos dias 15 e 16 de Dezembro decorrerá a entrega dos brinquedos.
Nesta iniciativa solidária participam diversas entidades. A Câmara Municipal de Guimarães, que oferece os brinquedos, a Salus Live – Centro Terapêutico – que oferece brinquedos e faz a gestão da atribuição dos brinquedos, a botnroll.com – que oferece os componentes eletrónicos para as adaptações, e a Sociedade Martins Sarmento que participa na promoção e disponibiliza espaços para entrega dos brinquedos.
Até 02 de dezembro, os interessados podem candidatar-se para receber um brinquedo adaptado, através deste LINK
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 5, 2024
Na último jogo em casa, frente ao Moreirense, Jota Silva, antigo jogador do Vitória SC, surpreendeu os adeptos ao fazer uma visita inesperada ao relvado do Estádio D. Afonso Henriques durante o intervalo para uma despedida "formal".
Novembro 5, 2024
Esta quinta-feira, começa a 33ª edição do Guimarães Jazz. Entre 07 e 16 de novembro, o evento vai oferecer um programa diversificado de 12 concertos, jam sessions e oficinas, espalhados pelo Centro Cultural Vila Flor (CCVF) e outros locais da cidade. Nomes internacionais e nacionais, como Maria Schneider & Clasijazz Big Band, Wadada Leo Smith e Ambrose Akinmusire, são alguns dos destaques que prometem cativar o público com abordagens contemporâneas e inovadoras.
Novembro 5, 2024
Guimarães prepara-se para acolher a II Mostra dos Caldos, Sopas e Papas nos dias 16 e 17 de novembro, na Cooperativa Agrícola de Guimarães, em Creixomil, um evento que irá aquecer o outono com sabores autênticos e promover a sustentabilidade.