Anne Frank numa “história para hoje” surge em exposição na escola João de Meira
Projeto de âmbito nacional conta com o apoio da Embaixada do Reino dos Países Baixos em Portugal e resulta numa parceria entre Embaixada, a Anne Frank House, a Associação Comunidades que Florescem e a Escola Superior de Educação Paula Frassinetti.
“A exposição Anne Frank: uma história para hoje”, é inaugurada esta quarta-feira, 15 de novembro, pelas 17h00, na Escola EB 2,3 Professor João de Meira, e poderá ser visitada até 07 de dezembro.
A exposição, já patente em centenas de cidades em todo mundo, é constituída por mais de 200 fotografias pessoais do arquivo da família Frank, assim como por excertos do famoso Diário de Anne Frank. Utilizando 32 painéis educativos conta-se a história de Anne através de uma linha temporal situando-se, por um lado, a História da 2ª Guerra Mundial e do Holocausto e, por outro, a vida pessoal de Anne Frank.
A exposição narra a história de como a família Frank foge para Holanda deixando para trás a Alemanha Nazi e de como foi obrigada a esconder-se durante cerca de dois anos num “anexo secreto”. Conta-nos também o momento da traição que os conduz aos campos de concentração e à morte. Desta forma os visitantes conseguem construir uma visão geral de como uma história pessoal se relaciona com eventos ocorridos a nível mundial.
A exposição surge assim como um instrumento educativo que tem o objetivo de manter viva a memória de Anne Frank, cujo diário continua a ser um símbolo das vítimas de todas as formas de discriminação e opressão, e de informar sobre o regime Nazi.
Os painéis que a compõem foram concebidos para estimular o pensamento crítico sobre as semelhanças entre eventos do passado e acontecimentos no mundo atual, fomentando a reflexão sobre conceitos como liberdade, respeito mútuo, direitos humanos e democracia.
Através da influência que a história de Anne Frank e o seu diário têm, ainda hoje, pretende-se desafiar o preconceito e reduzir o ódio, inspirando e incentivando a escolha de atitudes empáticas, compassivas e de respeito pelos outros.
É neste sentido que serão desenvolvidas atividades pedagógicas com a comunidade escolar, nomeadamente a formação de alunos Guia Anne Frank numa abordagem educativa desenvolvida pela Anne Frank House, que, posteriormente, farão as visitas guiadas aos colegas e professores, bem como à comunidade de Guimarães, através das visitas agendadas com a escola.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 27, 2024
Flávio Freitas, autarca de Conde e Gandarela, na reação à desagregação de freguesias, deu conta que o processo será tranquilo, até porque, pouca coisa havia mudado nestes anos de agregação.
Dezembro 27, 2024
Prémio Literário Camilo Castelo Branco envolve um valor pecuniário de 7.500 euros.
Dezembro 27, 2024
No passado dia 17 de dezembro, a Assembleia da República aprovou a desagregação de seis uniões de freguesias do concelho de Guimarães. Uma delas é Serzedo e Calvos. O autarca Armindo Lopes, reagiu em declarações ao Mais Guimarães.