Apresentação de “A Coleção de Menus e outra Ephemera de Helena Margaride” é este sábado
A obra, que estabelece uma ponte entre a história e memória de Guimarães, será apresentada no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, pelas 15h30 deste sábado, dia 18 de novembro.

© Direitos Reservados
A publicação resulta do trabalho de sistematização e investigação de Gonçalo de Vasconcelos e Sousa e promete oferecer um olhar único sobre a cultura, costumes e tendências de uma época passada.
A coleção “A Coleção de Menus e outra Ephemera de Helena Margaride (1929-2020)” pertence a Helena Maria Corrêa de Barros Cardoso de Macedo e Menezes (1929-2020), filha, neta e bisneta dos Condes de Margaride, e foi doada por irmãos e sobrinhos. Os documentos serão uma fonte valiosa para investigadores, historiadores e interessados em conhecer a história e cultura da região.
O Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, ao receber este acervo, reforça o seu compromisso em preservar e divulgar a memória histórica da cidade, constituindo um passo significativo para garantir que as gerações presentes e futuras possam apreciar e aprender com o legado cultural deixado por Helena Margaride e sua família.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Dezembro 24, 2025
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, deixou uma mensagem de Natal dirigida a todos os vimaranenses, desejando saúde, alegria e felicidade nesta quadra festiva.
Dezembro 23, 2025
O Sporting venceu a partida por 1-4.
Dezembro 23, 2025
Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), não está prevista precipitação nos dias 24 e 25 de dezembro.
Dezembro 23, 2025
A equipa feminina Sub-19 do Vitória foi distinguida com o Cartão Branco, um reconhecimento da Federação Portuguesa de Futebol pelo gesto de fair play demonstrado numa partida a 8 de novembro de 2025.
Dezembro 23, 2025
António Machado, pivot de 21 anos do Vitória, é o primeiro atleta da secção de andebol do clube a ser convocado para o principal escalão da Seleção Nacional.
Dezembro 23, 2025
Ricardo Araújo, recebeu a Luz da Paz de Belém 2025, numa cerimónia simbólica promovida pelo núcleo vimaranense do Corpo Nacional de Escutas (CNE). "O momento visa incentivar a bondade, fortalecer os laços comunitários e levar a paz a todos os que acolhem esta chama especial", diz a autarquia.





