Comissão arrancou com os trabalhos para a comemoração dos 900 anos da Batalha de S. Mamede

O programa visa envolver todo o país, de forma a refletir sobre a história, o trajeto e o futuro de Portugal, e conta com vários eventos que iniciam em 2024 e estendem-se até 2030.

© CM Guimarães

O município de Guimarães, juntamente com a comissão científica responsável pelas comemorações dos 900 anos da Batalha de São Mamede, está a desenvolver uma estrutura para organizar a celebração dos 900 anos da Batalha de São Mamede.

A comissão é formada por Luís Carlos Amaral, Mário Jorge Barroca, ambos professores da Universidade do Porto, e várias personalidades nacionais e internacionais, que fazem parte de diversas áreas.

A Batalha de São Mamede será o centro das comemorações, “não apenas como um acontecimento isolado, mas como um catalisador para refletir sobre a formação do país, da sua identidade e a evolução ao longo dos quase nove séculos já volvidos”, pode ler-se em comunicado enviado pelo município.

O programa será apresentado a 24 de junho de 2024, data que marca o início oficial das comemorações do evento histórico.

A comissão científica reuniu-se, pela primeira vez, para definir o programa de eventos que assinalam a data. A sessão decorreu no passado sábado, dia 18 de novembro, no Museu Alberto Sampaio e contou com a presença de Domingos Bragança, presidente do município de Guimarães, e de Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura na Câmara Municipal de Guimarães.

Nessa reunião, a comissão propôs um primeiro conjunto de edições e eventos científicos desenhados para favorecer o conhecimento do período histórico e do contexto sociopolítico da origem da nacionalidade portuguesa.

 

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES