Corporação apresentou 18 novos bombeiros e nova ambulância doada por empresas vimaranenses
«Este é um dia muito feliz para os Bombeiros de Guimarães, que celebra o empenho e dedicação dos nossos bombeiros e bombeiras, mas também o extraordinário apoio das nossas empresas a esta nobre instituição, que passa a contar com uma importante e valiosa ambulância de socorro", destacou o presidente da direção dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, João Pedro Castro.
Os Bombeiros Voluntários de Guimarães têm 18 novos bombeiros/as prontos a integrar o seu corpo ativo, depois de realizado o Juramento de Bandeira, no âmbito da cerimónia comemorativa do “Dia do Bombeiros”, que aconteceu nesta sexta-feira, dia 08 de dezembro, e que incluiu também a promoção de 15 novos bombeiros voluntários e a inauguração de uma nova ambulância integralmente oferecida por empresas vimaranenses, num investimento que rondou os 80 mil euros.
A aquisição da ambulância de socorro pré-hospitalar contou com o apoio de quatro empresas de Guimarães – CJR, M.Couto Alves, NVE Engenharias e Q8.
“Esta nova ambulância é um equipamento fundamental por forma a darmos resposta ao número crescente de serviços. É fundamental dotarmos o nosso parque com este novo veículo para continuarmos a assegurar um serviço de prontidão e qualidade à nossa população, sendo extraordinário e merecedor do nosso mais profundo agradecimento o apoio que recebemos das nossas empresas”, valorizou também João Pedro Castro.
De igual modo, o Comandante dos BVG, Bento Marques, considerou que este foi “um dia feliz e muito especial” pelo reforço do corpo ativo e a oportunidade de inaugurar uma nova ambulância. Com o apoio de parceiros e amigos conseguimos reforçar a capacidade de resposta na prestação de cuidados de emergência pré-hospitalar”, enalteceu.
Bento Marques expressou também as suas felicitações e orgulho a todos os novos bombeiros/as que realizaram o Juramento de Bandeira e foram promovidos, solicitando que “sejais cumpridores da causa que nos une, socorrer e proteger os que de nós precisam”.
O Comandante dos BVG endereçou ainda “uma palavra em especial aos familiares dos bombeiros, aos pais, cônjuges e filhos. Peço-vos compreensão perante as ausências, pois que ser bombeiro é estar, 24 horas por dia, 365 dias por ano, disponível para desinteressadamente proteger pessoas e bens”, referiu.
Reabilitação das Piscinas tem projeto pronto
Domingos Bragança, presente na cerimónia, anunciou estar “praticamente finalizado” o projeto de recuperação e reabilitação das piscinas do quartel. No Dia do Bombeiro, o autarca vincou que as obras de reabilitação das piscinas “vão ascender a 1,2 milhões de euros, mas todos queremos ver as obras avançar e a Câmara Municipal vai apoiar os BVG para que tal aconteça o mais rapidamente possível”, assegurou o presidente da câmara municipal.
Recorde-se que as piscinas dos Bombeiros de Guimarães encerraram, em 2021, na sequência de uma auditoria externa que detectou condições deficitárias para atletas, utilizadores e frequentadores, entre as quais problemas de segurança e higiene, assim como elevados custos de consumo energéticos. O equipamento deixou de cumprir os requisitos para poder funcionar e vem-se degradando com o tempo, reclamando, agora, uma intervenção profunda que vai avançar para devolver o importante equipamento ao usufruto da população da cidade.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 5, 2024
Na último jogo em casa, frente ao Moreirense, Jota Silva, antigo jogador do Vitória SC, surpreendeu os adeptos ao fazer uma visita inesperada ao relvado do Estádio D. Afonso Henriques durante o intervalo para uma despedida "formal".
Novembro 5, 2024
Esta quinta-feira, começa a 33ª edição do Guimarães Jazz. Entre 07 e 16 de novembro, o evento vai oferecer um programa diversificado de 12 concertos, jam sessions e oficinas, espalhados pelo Centro Cultural Vila Flor (CCVF) e outros locais da cidade. Nomes internacionais e nacionais, como Maria Schneider & Clasijazz Big Band, Wadada Leo Smith e Ambrose Akinmusire, são alguns dos destaques que prometem cativar o público com abordagens contemporâneas e inovadoras.
Novembro 5, 2024
Guimarães prepara-se para acolher a II Mostra dos Caldos, Sopas e Papas nos dias 16 e 17 de novembro, na Cooperativa Agrícola de Guimarães, em Creixomil, um evento que irá aquecer o outono com sabores autênticos e promover a sustentabilidade.