Turismo do Porto e Norte reclama mais investimento no Aeroporto Francisco Sá Carneiro

Numa semana em que muito se discutiram as questões relativas ao projeto do novo Aeroporto para a região de Lisboa, o Conselho Estratégico do Turismo do Porto e Norte pede para que a região não seja esquecida, reclamando mais investimento na estrutura aeroportuária que serve a Região Norte, mas também boa parte da Região Centro e até mesmo da região autónoma da Galiza.

© ANA

Bernardo Trindade, presidente do Conselho Estratégico, salienta que “é importante e urgente alertar para a necessidade de investimento neste aeroporto, mantendo-se estes níveis de crescimento”. Em 2023, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro teve um crescimento de 16% em relação ao período homólogo, com 15 milhões de passageiros .

O País e a ANA Aeroportos, acrescenta, “têm de dotar este equipamento estratégico para a região de condições de serviço ao cliente, de gestão do espaço aéreo, nas suas áreas de terra e ar, compatíveis com a ambição que caracteriza esta região”.

Também o presidente do Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins, referiu que “é imperioso, enquanto país, não repetirmos sempre os mesmos erros e, por isso, devemos acautelar, desde já, o investimento neste aeroporto, evitando futuros e previsíveis constrangimentos, que prejudicariam gravemente a região e o país”, considera o responsável máximo do turismo na região, esperando que “tenhamos todos aprendido com os erros cometidos no Aeroporto de Lisboa”.

Recorde-se que o Aeroporto do Porto ficou recentemente em primeiro lugar, no seu segmento, em termos de desempenho, ficando à frente de aeroportos localizados em algumas das principais capitais europeias. Também, e segundo o Ranking AirHelp Score, o Aeroporto do Porto foi considerado o melhor aeroporto português, ficando na 91ª posição, num total de 194 aeroportos avaliados em todo o mundo.

Bernardo Trindade  ©  André Rolo

O Conselho Estratégico do Turismo do Porto e Norte, reunido na cidade do Porto, no Palácio da Bolsa, analisou e validou o Plano de Atividades e Orçamento para 2024, sobretudo tendo em atenção a evolução “muito positiva que toda a região tem apresentado nos principais indicadores”, tendo como referência o acumulado até outubro, e a respetiva comparação com o mesmo período do ano anterior: Em hóspedes, mais 15,7%, em proveitos totais, mais 25,9%,  e dormidas, mais 15,6%.

Este órgão destaca ainda o facto do crescimento nos proveitos ter aumentado sempre acima do número de hóspedes, e acima da média nacional, “refletindo a qualificação crescente do destino com a melhoria da receita por turista”. O conselho congratulou-se com a “aposta estratégica nos mercados de longa distância, EUA, Canadá e Brasil, reconhecendo ser este um “fator decisivo para o aumento da estada média, combate à sazonalidade e crescimento em valor”.

O Conselho Estratégico, como órgão consultivo da Entidade Regional e da Agência Regional de Promoção Externa do Turismo do Porto e Norte, reafirma, por último, o seu “total compromisso em ser um parceiro ativo na região, estando disponível para contribuir positivamente em todos os temas que visem a valorização deste importante território”.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES