Associação “A Muralha” apresenta catálogos de fotografias

"A Muralha" vai editar e lançar, pelas 18h00 da próxima quinta-feira, dia 21 de dezembro, os catálogos de fotografia que correspondem às exposições "Das Casas, Lugares e Tradições" (2019), "A Reconstrução" (2022) e "Regresso às Pontes de Guimarães" (2023). A apresentação terá lugar na Assembleia de Guimarães.

© Direitos Reservados

Os catálogos seguem a mesma linha editorial das cinco edições anteriores (“O Trabalho”, “A Celebração”, “Álbum de Família”, “Na Cidade” e “Verde a Preto e Branco), recolhendo texto e imagem sobre a história da comunidade vimaranense, bem como os seus ofícios, tradições e património. As imagens abordam também eventos marcantes da história de Guimarães.

Estas imagens estão integradas na Colecção de Fotografia da Muralha (CFM), que é constituída “por imagens de Guimarães da autoria de Domingos Alves Machado (1882-1957). O trabalho de conservação, organização, datação, de produção de textos e de divulgação da CFM conferem-lhe hoje um estatuto particular e significativo, como testemunho histórico, artístico e da vida social em Guimarães no final do século XIX e século XX”, pode ler-se em comunicado enviado às redações.

A Reconstrução – a extraordinária história das Festas Gualterianas de 1947, recupera o espólio de João Gualdino Pereira e documentação dos cinco dias de reconstrução da Praça de Touros.

Já os restantes catálogos abordam documentação do património atual, sob o olhar do fotógrafo Miguel Oliveira, como as festas das Cruzes de Serzedelo, a morte da Fábrica do Castanheiro, a degradação da Casa do Costeado e as pontes de Guimarães.

 

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES