Alberto Martins: “É um orgulho ser presidente de uma das vilas mais importantes do concelho”

Tendo completado dois anos do seu segundo mandato na presidência da junta de freguesia de S. Torcato, Alberto Martins diz-se com o sentimento de dever cumprido, pela " concretização de projetos estruturantes para a Vila e que estavam na gaveta há décadas".

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

Qual é o sentimento após seis anos na presidência junta de freguesia de S. Torcato?

O sentimento é sobretudo de enorme orgulho. É um orgulho ser presidente de uma das vilas mais importantes do concelho e aquela que carrega o maior legado histórico e patrimonial. Exercer a função mais importante, na Vila onde nasci e cresci, onde constitui e criei família e onde resido e tenho a minha empresa, é de facto um dos maiores orgulhos da minha vida.

Obviamente que o sentimento de dever cumprido, vai-me acompanhando nas diversas realizações que conseguimos executar, exemplo disso são a concretização de projetos estruturantes para a Vila e que estavam na gaveta há décadas, como a requalificação da EB23 de São Torcato ou a rede de gás natural.

Quais são as marcas que acredita já ter deixado na freguesia, durante a sua presidência?

Existe um conjunto de marcas que são identificativas do trabalho que temos executado, mas sobretudo da forma como as colocámos em prática, uma vez que vejo sempre sobre o prisma coletivo e não individual. A marca da proximidade é central, através do contacto diário com a população, olhos nos olhos, tratando cada pessoa pelo seu nome.

Esta é a principal marca distintiva da nossa forma de atuar. Essa marca estende-se ainda ao relacionamento e reforço de sinergias com o forte tecido associativo e institucional da vila.

© Direitos Reservados

Mas em termos de conteúdo, existem diversas marcas indeléveis que não posso deixar de referir, como são exemplos disso mesmo, a requalificação da EB23 de São Torcato, depois de mais de uma década de espera, a rede de gás natural, as mais de duas dezenas de requalificações de vias, o forte alargamento da rede de saneamento, o monumento alusivo à cultura, o ringue do parque da Corredoura, a matriz da sustentabilidade ambiental (3 galardões eco freguesia XXI) e as maiores iniciativas do género na região que são o Trail Vila de São Torcato e a mítica Festa da Juventude.

Podia dar nota de muitas outras marcas, mas queria apenas reforçar mais uma, a forma como apoiamos a população durante a pandemia de COVID-19, indo ao encontro de quem mais precisava e que foi, de uma forma geral, elogiado por muitos, dentro e fora da vila.

Fomos capazes de implementar um projeto social, o “Juntar São Torcato” que complementa os já existentes, que atua em áreas como o apoio psicológico à população, apoio à natalidade, cedência de bens geriátricos ou pequenas reparações nas casas de idosos ou pessoas sem retaguarda familiar. Essa matriz social, tão característica dos Torcatenses, é efetivamente também, uma forte marca que nos distingue.

Quais são as áreas em que S. Torcato está melhor e as que precisa de melhorar?

São Torcato é uma referência ao nível da qualidade de vida em todo o concelho e região. Assim, penso que não é apenas uma ou algumas áreas onde São Torcato está melhor, mas num conjunto de indicadores, consubstanciados em excelentes equipamentos sociais, um centro cívico único no concelho, iniciativas culturais, sociais e desportivas de grande relevância concelhia e grande parte das vias de comunicação requalificadas. Contudo existem, naturalmente, ainda muitas coisas para melhorar.

O reperfilamento da EM 207-4, o acesso ao parque industrial, o alargamento da rede de saneamento, a criação de uma creche (existem já processos a decorrer) e o acesso aos lugares do Barreiro e da Formiga, são alguns desses exemplos.

© Direitos Reservados

Entende que o orçamento que tem disponível é compatível com a dimensão da Vila que lidera?

A este respeito os números falam por si. A junta de freguesia de São Torcato dispõe apenas de 34 mil euros anuais para obras e cerca de 8 mil para toda a restante atividade anual, que é muita como é reconhecida, o restante orçamento são para custos com o pessoal, subsídios às coletividades, projetos que realizamos, como o espaço cidadão, projeto Juntar São Torcato e gabinete de inserção profissional, e gastos de funcionamento, como por exemplo nas viaturas, seguros, água, eletricidade, conservação de equipamentos, etc.

Isto significa que não dispomos de independência financeira para executar obras de média e grande dimensão e com os custos atuais dos materiais de construção, apenas as pequenas ou muito pequenas podem ser executadas. Gostaríamos de poder contar com um orçamento compatível com a dimensão da nossa vila e do nosso tecido associativo.

Relativamente a este mandato, está a conseguir cumprir o programa que apresentou aos torcatenses?

No que depende exclusivamente da junta de freguesia sim e estamos inclusive a realizar mais do que estava previsto, contudo existem obras que pela dimensão e valor, apenas com o apoio do município será possível as concretizar.

A esse nível, temos já em fase adiantada a requalificação a EB23 de São Torcato e em projeto a requalificação do acesso ao parque industrial, mas já realizamos diversas obras de enorme relevância neste mandato, exemplo disso são as obras de requalificação da rua da Ordinha, do Largo do Costa e o monumento alusivo à cultura. Estamos ainda a trabalhar no alargamento do cemitério da vila, em parceria com o município e noutras requalificações, que serão uma realidade brevemente.

© Direitos Reservados

O que se propõe realizar até 2025?

Como referi existem ainda diversas obras para realizar até 2025. A inauguração da EB23 de São Torcato, o alargamento definitivo do cemitério, a requalificação do acesso ao parque industrial, a criação de uma creche/berçário e o lançamento do concurso para o reperfilamento da EM 207-4. Outra das prioridades será a continuação do trabalho junto da Vimágua para o alargamento da rede de saneamento na vila.

Mas outras obras como a requalificação da rua dos Poços, da rua 24 de junho e da construção de um monumento em homenagem aos Combatentes do Ultramar, serão outros objetivos a cumprir até essa data.

Como é o relacionamento com a Câmara Municipal?

O relacionamento com o Município de Guimarães é e sempre foi bom, com lealdade institucional e pessoalmente muito cordial.

© Direitos Reservados

Está nos seus planos candidatar-se a um novo mandato?

Sou presidente da junta de São Torcato há seis anos, o que significa que ainda faltam dois anos para finalizar este segundo mandato. Contudo, este é sobretudo um projeto baseado em ideias. Em 2017, quando nos apresentamos a eleições foi com um projeto de 12 anos, coletivo e não individual, baseado em linhas programáticas e não na personalização do cargo. Resumidamente, este é o tempo de trabalhar e dar tudo por São Torcato e não da tomada de decisões a esse nível.

Estamos com o natal à porta, que mensagem quer deixar aos torcatenses?

Queria sobretudo deixar uma mensagem de esperança. O Natal é uma época especial, onde a alegria, a partilha e a solidariedade estão muito presentes. Assim, nenhuma palavra expressa melhor o que quero transmitir, do que esperança. Esperança num ano novo melhor, com saúde e feita de afetos e partilha.

Esperança num futuro sem as sombras que nos amarram, com guerras sem sentido e que 2024 traga a luz que significa essa mesma esperança. Quero ainda deixar uma palavra para os mais desfavorecidos ou que infelizmente vivem o drama da solidão, para esses em especial deixar uma mensagem de solidariedade e reforçar o nosso espírito de entreajuda e de partilha.

Por fim, relembrar todos os nossos emigrantes Torcatenses espalhados pelo mundo, que sofrem imenso com a distância que os separam das suas famílias, para eles desejamos um santo Natal com muita saúde e paz e que em 2024 possam estar com os que lhe são mais queridos, na sua terra amada São Torcato.Feliz Natal e um Excelente Ano Novo de 2024.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES