Casa do Lanceiro adquire lança honorífica utilizada nas Províncias Ultramarinas

A Associação Veteranos Lanceiros de Portugal, sediada em Guimarães, adquiriu "outra peça muito rara" que vai dar uma acrescida dignidade ao Museu Militar "Casa do Lanceiro", localizado no Convento de Santo António dos Capuchos, e "contribuir uma vez mais para a perpetuação das raízes históricas dos Lanceiros de Portugal", adianta a associação em comunicado.

© Lanceiros de Portugal

Trata-se de uma rara lança honorífica de Lanceiros – Polícia Militar – um modelo utilizada nas Províncias Ultramarinas Portuguesas com mais de meio século.

A associação de Lanceiros recorda que, durante as campanhas do Ultramar de 1961 a 1975, sessenta e sete Companhias de Polícia Militar a cinquenta e quatro Pelotões de Polícia Militar, num total de cerca de oito mil homens foram mobilizados para as diferentes Províncias Ultramarinas.

“Extraordinariamente bem conservada é de facto um orgulho muito grande esta Lança Honorífica estar agora na posse da Associação Veteranos Lanceiros de Portugal”, escreve Fernando Rego, o atual presidente da direção.

Oportunamente, acrescenta será feita a sua apresentação pública, após a qual, os vimaranenses e os Lanceiros de Portugal a poderão apreciar na Casa do Lanceiro, estando a decorrer, neste momento, as tarefas inerentes à instalação desta rara lança em “condições de dignidade e técnicas que permitam a sua conservação nas melhores condições”.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES