Grupo Petrotec investe quatro milhões em fábrica de carregadores elétricos na Póvoa de Lanhoso

A Petrotec, empresa que está sediada no Parque Industrial de Ponte, em Guimarães, fará um investimento de quatro milhões de euros para a construção de uma fábrica de carregadores elétricos rápidos e ultrarrápidos na Póvoa de Lanhoso. O novo espaço vai criar 50 novos postos de trabalho.

© Petrotec

As obras da nova fábrica já “estão em curso e decorrem de acordo com o plano delineado”, refere o CEO do Grupo Petrotec, Nuno Cabral. De acordo com o dirigente da empresa, “numa primeira fase, a unidade vai estar preparada para fabricar anualmente 3.000 carregadores rápidos e ultrarrápidos, na sua maioria, destinados a mercados como o Reino Unido, Espanha, Polónia, República Checa, Eslováquia, Estónia, Islândia, Lituânia e Roménia.”

A previsão do início dos trabalhos de produção aponta para o segundo semestre deste ano, em que a empresa antevê que cerca de 90% daquilo que será produzido seja destinado à exportação.

A criação da quinta fábrica do Grupo Petrotec pretende reforçar “a empresa como uma referência também no setor da mobilidade sustentável”, espaço que “vai fabricar equipamentos para a startup do Grupo, a Hellonext, mas também vai fornecer outros importantes parceiros comerciais”, lê-se em comunicado.

O diretor-geral da Hellonext, Hugo Rigor, destaca que a sua “aspiração, no horizonte de 2030, é ocupar uma posição central no panorama europeu de carregadores elétricos ultrarrápidos para veículos. Uma nova unidade industrial, é um passo decisivo nesse sentido, na medida em que nos facilita uma capacidade de resposta mais célere ao mercado”, acrescenta.

Recorde-se que a Hellonext é uma startup da Petrotec, fundada em 2018, com o objetivo de colocar em prática a “estratégia de transição para um novo paradigma energético, fornecendo soluções na área de carregamento elétrico e hidrogénio”, pode ler-se no site da empresa.

Já o Grupo Petrotec, empresa dedicada à produção de equipamentos e serviços para a indústria de combustíveis, emprega cerca de 1.200 trabalhadores e regista um volume de negócios de mais de 100 milhões de euros. Com filiais em oito países, a empresa sediada em Guimarães está presente em 84 países.

Recorde-se que a 16 de outubro de 2023, Domingos Bragança, presidente do município de Guimarães, Ricardo Esteves, do grupo PetroTec, e António Cunha, presidente da CCDR-N, anunciaram que Guimarães terá o seu primeiro posto de carregamento a hidrogénio verde. A instalação será feita na sede da empresa concessionária de transportes públicos do concelho de Guimarães, a Guimabus, na freguesia de Serzedelo.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES