Carnaval de Pevidém distingue-se pela “autenticidade” diz Rui Fernandes

O Carnaval Pevidém 2024 arranca na próxima sexta-feira, dia 09 de fevereiro, com o desfile das escolas e perdura até ao dia 13. Rui Fernandes, presidente da Sol no Miral, realça que o evento que decorre na vila vimaranense "tem uma questão diferente, que é a sua autenticidade."

© Leonardo Pereira/ Mais Guimarães

A finalizar as preparações dos seis carros alegóricos que marcarão presença no carnaval, Rui Fernandes dá conta que este “é dos anos que o trabalho está mais adiantado, fruto da experiência e do trabalho desta equipa que se dedica de corpo e alma a esta causa.” Os trabalhos começaram no final do verão do ano anterior, em setembro de 2023.

O presidente da associação que organiza o evento destaca que é um carnaval “feito pelo povo. Nunca estamos preocupados com quem vai ver, mas sim com quem vem desfilar. São sempre muitos os mascarados que dão um colorido e brilho ao carnaval.”

Rui Fernandes explica que o carnaval de Pevidém “tem a particularidade de ter cinco dias de animação.” O evento arranca no dia 09 com “o desfile das escolas de Pevidém e de muitas entidades do vale do Selho, que dão um colorido magnifico”, acrescenta o dirigente da Sol no Miral.

© Leonardo Pereira/ Mais Guimarães

No dia seguinte, a vila vimaranense contará com várias animações a partir das 10h00 com grupos de bombos. No dia 11 de fevereiro, a Praça Francisco Inácio, no centro de Selho S. Jorge, acolhe mais momentos de animação e o “Rogar ao Entrudo”, pelas 15h00. O “Carnaval à Noite” será um dos momentos da edição deste ano, com início marcado para as 23h59 de 12 de fevereiro.

Na terça-feira, dia do “ponto alto do carnaval”, como refere Rui Fernandes, realiza-se o desfile dos seis carros alegóricos. Com início às 15h00, esse momento terá o Carro Vila de Pevidém (dedicado ao Marco Geodésico do Picoto, ponto mais alto da vila), o Carro Criança (dedicado ao Super Mário Bros), o Carro Sinaleiro (dedicado ao “cabeça de giz” – figura carismática e icónica dos tempos passados, equipado com capacete e luvas brancas, a principal tarefa do polícia sinaleiro), Carro Baralho de Cartas (dedicado ao mundo das cartas), Carro Rainha (onde as princesas e a rainha estarão no topo do trono acenando à população) e o Carro Entrudo.

© Leonardo Pereira/ Mais Guimarães

O desfile contará com a presença de quatro grupos de bombos, nomeadamente o Grupo Bombos “Menaços da Carvalhosa”, Bombos e Gigantones Sta Marta, Bombos e Gigantones “Os Bravos” e Bombos e Gigantones Raimonda.

Por fim, o “Enterro do Entrudo” e a leitura do testamento por Liliana Oliveira e Borguinha encerram as hostes do programa através de “um texto com sátira e recurso ao calão. É uma tradição deste carnaval com mais de 100 anos e nós mantivemos”, explica Rui Fernandes.

 

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES