CDU defende direito dos trabalhadores têxteis ao gozo do feriado de Carnaval
A CDU defende que o gozo do feriado de Carnaval, terça-feira, é um direito de todos os trabalhadores do sector têxtil, vestuário e calçado, sem terem de reduzir o seu salário, utilizar um dia de férias, ou compensar em horas.
No entanto, adianta em nota enviada às redações, que alguns patrões pretendem “impedir os trabalhadores de usufruírem do gozo do feriado, outros dizem que é um dia de férias, outros ainda exigem a compensação em horas, sendo, acrescenta “atitudes condenáveis”.
E dá o exemplo da Riopele, em Famalicão que, diz, “apesar de ter faturado em 2023 cerca de 97 milhões € alcançados com o esforço dos seus 1200 trabalhadores, desrespeita este direito que esteve consagrado na contratação coletiva”.
Por isso, uma delegação da CDU com Sandra Cardoso, a 1ª candidata pelo círculo de Braga, Fernando Costa, candidato à Assembleia da República, e outros ativistas, estiveram à porta da empresa em contacto com os trabalhadores.
A CDU manifestou a sua solidariedade com estes trabalhadores e defendeu que a contratação coletiva “é um meio através do qual se impede a imposição unilateral da vontade do patrão nas relações do trabalho. É um instrumento indispensável para uma melhor distribuição da riqueza” por fixar salários, diuturnidades, pagamento de trabalho suplementar e noturno, subsídio de turno, pausas, descanso suplementar, majoração de dias de férias. Contém ainda, acrescentam, regulação e regulamentação do horário de trabalho e sua organização, do trabalho noturno, das categorias profissionais, dos conteúdos funcionais, entre outros aspectos das relações de trabalho.
Por isso, a contratação coletiva “garante direitos acima do que está previsto no Código do Trabalho. A CDU termina referindo ser urgente também repor o princípio do tratamento mais favorável ao trabalhador.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 21, 2024
Foi lançado, esta segunda-feira, o projeto EcoBox – Caixa de Desperdício Alimentar, integrado na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. A iniciativa, promovida pelo município em parceria com o Laboratório da Paisagem e a Vitrus Ambiente, tem como objetivo "combater o desperdício alimentar através da disponibilização gratuita de embalagens sustentáveis que permitem aos clientes de restaurantes levar para casa o que sobra das suas refeições", anunciam em comunicado.
Novembro 21, 2024
A segunda fase do Campeonato Nacional da II Divisão feminina começa e termina em Guimarães. O Vitória Sport Clube, que procura o título e a promoção à Liga BPI, vai receber o CF Benfica na jornada inaugural, marcada para o dia 14 de dezembro.
Novembro 21, 2024
No próximo sábado, União de Leiria e Vitória SC enfrentam-se num duelo a contar para a Taça de Portugal. Armando Marques, com uma ligação a ambos os clubes, partilha as suas expectativas para o jogo e revela que já não ocupa o cargo de presidente da SAD do União de Leiria.