Galardão de Árvore Portuguesa do Ano entregue à camélia-japoneira de Guimarães
A camélia-japoneira, que está situada os jardins centenários da Villa Margaridi, em Guimarães, foi eleita a árvore portuguesa do ano de 2024, e está agora a representar Portugal no concurso para Árvore Europeia do Ano 2024, que termina no dia 22 de fevereiro.
O prémio da Árvore Portuguesa do Ano foi entregue no dia 15 de fevereiro, na Casa de Margaride.
A sessão contou com a presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Conceição Santos Silva, secretária-geral da União da Floresta Mediterrânica (UNAC), José Couceiro, proprietário da Villa Margaridi, Rita Salgado, proponente da candidatura vencedora, e da Tuna Afonsina, que abriu e encerrou a sessão com uma atuação. Também José Silva, presidente da Junta de Freguesia de Mesão Frio, e Zé Amaro, músico vimaranense, marcaram presença neste ato simbólico.
No concurso nacional, a árvore que se situa na cidade berço, obteve 3.900 votos, superando o Sobreiro do Rei, localizado em Mafra, que teve 3.075 votos, e a Oliveira do Peso em Pedrógão, na Vidigueira, com 2.988.
Com cerca de 300 anos, seis metros de altura e seis de diâmetro, a árvore está localizada nos jardins centenários da Villa Margaridi, no centro de Guimarães.
Esta camélia-japoneira integra um “jardim histórico e exemplificativo da arte de topiária, que tem valor estético e biológico, e destaca-se pelos séculos de talhe cuidado que conduziram a um jogo de volumes, cores e formas geométricas monumentais” pode ler-se na candidatura europeia.
A árvore está classificada como Interesse Público, juntamente com um conjunto arbóreo e mais dois exemplares isolados.
A Camélia de Guimarães está a participar no concurso “Árvore Europeia do Ano”, e as votações podem ser realizadas aqui: https://www.treeoftheyear.org/vote
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 22, 2024
A Casa do Pessoal do Hospital de Guimarães, adaptou-se à nova realidade e, desde o passado dia 14, passou a designar-se Casa do Pessoal da Unidade Local de Saúde do Alto Ave (CPULSAA).
Novembro 22, 2024
Há festa da Taça, amanhã, sábado, no D. Afonso Henriques, com a quarta eliminatória da prova, frente à União de Leiria, às 16h45.
Novembro 22, 2024
No próximo dia 29 de novembro, o teatro sai à rua em Guimarães. Os alunos do 2º ano da licenciatura em teatro da Universidade do Minho, sob direção do ator, encenador e investigador do Centro de Estudos Humanísticos, José Eduardo Silva, estarão no espaço público com personagens de “A Gaivota”, escrita pelo dramaturgo Anton Tchèkhov.