Domingos Bragança elogia baixa abstenção de Guimarães nas legislativas
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães deu "os parabéns" ao concelho e aos vimaranenses pela baixa abstenção registada nas eleições legislativas do dia 10 de março, que fixou nos 25,56%.

© Cláudia Crespo / Mais Guimarães
Na conferência de imprensa realizada após a reunião do executivo municipal desta quinta-feira, dia 14 de março, Domingos Bragança parabenizou Guimarães por ser “o quinto concelho do país que teve mais participação no dia 10 de março. Tivemos cerca de 75% de participação na ultimas eleições, o que significa uma abstenção de cerca de 25%.
Com estes números, o concelho de Guimarães “teve uma das mais baixas abstenções de todo o país. Quero dar os parabéns a todos os vimaranenses por esta distinção que honra Guimaraes, robustece a democracia e faz justiça à revolução de abril.”
Recorde-se que Guimarães foi o quinto concelho com menor abstenção em Portugal. À sua frente, apenas surgem Cardoal (24,34% de abstenção), a ilha do Corvo (25,07%), Arruda dos Vinhos (25,28%) e Maia (25,48%).
Guimarães foi ainda o segundo concelho da região Norte com menor abstenção, apenas ultrapassado pela Maia. Logo de seguida surge Vizela com uma abstenção de 26,74%. Braga foi o distrito português em que se registou menor abstenção em Portugal, onde se verificou 28,69% de não votantes.
O presidente do município ainda aproveitou para parabenizar os deputados vimaranenses eleitos (Ricardo Araújo e Emídio Guerreiro pela AD e Ricardo Costa pelo PS) e agradeceu aos “deputados que deixam o Parlamento, Luís Sores e André Coelho Lima.”
Ricardo Araújo será deputado mas manterá “proximidade com Guimarães e com os vimaranenses”
O vereador da coligação “Juntos por Guimarães” e agora deputado na Assembleia da República pela Aliança Democrática, Ricardo Araújo, afirma que assumirá “a responsabilidade nacional que é inerente à função de deputado mas quero fazê-lo com muita proximidade com Guimarães e com os vimaranense, bem como na defesa dos seus interesses.”
Nesse âmbito, o social-democrata mostrou-se disponível para “consensualizar com Domingos Bragança matérias em que os interesses de Guimarães devam ser defendidos do plano nacional, reconhecendo ao presidente a responsabilidade principal de ser o interlocutor junto do governo na defesa dos objetivos para Guimarães.”
Em resposta, o presidente do município de Guimarães agradeceu a “disponibilidade de Ricardo Araújo, que na sua qualidade de deputado, se disponibilizou por completo em levar à Assembleia da República o que o presidente da câmara lhe propuser, com discussão, assim como o fez Ricardo Costa. Espero poder cooperar totalmente com os deputados vimaranenses que representam Portugal e o círculo eleitoral de Braga, mas têm uma relação umbilical com Guimarães.”





