SPACE4Cities organiza webinar intitulado “Desmitificar as tecnologias espaciais para cidades – Adaptação climática”

As cidades e comunidades em toda a Europa unem esforços para explorar o vasto potencial das tecnologias espaciais na luta contra as alterações climáticas. A segunda edição do projeto da União Europeia, SPACE4Cities, será organizado no próximo dia 25 de abril de 2024, às 12h00 (hora de Lisboa).

© Mais Guimarães

“São cada vez mais frequentes os eventos climáticos extremos consequentes do aumento das temperaturas globais e a elevação do nível do mar.” Estas são algumas das preocupações que as cidades enfrentam. A ação pretende encontrar soluções que reduzem o impacto ambiental e que fortaleçam a resiliência das cidades face às mudanças climáticas.

Guimarães faz parte deste projeto da UE, SPACE4Cities, e tem o objetivo de aumentar a consciencialização sobre o potencial das tecnologias espaciais para cidades, comunidades e regiões na Europa.

Neste consórcio, Guimarães garante um investimento 665,8 mil euros (665.833,00 €), no âmbito do programa Horizon Europe – Research and innovation 2020.
O SPACE4Cities utilizará o sistema de satélites Galileo e Copernicus para desenvolver serviços e sistemas nas áreas de IOT (Internet of Things) e de Big Data, contribuindo para que o Município de Guimarães se torne “mais inteligente, mais interligado e mais resilient”e. Desta forma, o território “capacita-se” com ferramentas que permitem monitorizar e analisar o desenvolvimento e planeamento urbano, identificar e responder a potenciais riscos ambientais, melhorar e otimizar a eficiência das infraestruturas urbanas e consumos energéticos, analisar e otimizar fluxos de tráfego, entre outras ferramentas.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES