Domingos Bragança segura competências judiciais em Guimarães
Autarca comprometeu-se com condições para os juízos criminais e de Família e Menores ficarem no Município.

As valências judiciais que o Relatório Anual da Comarca de Braga sugeria que fossem transferidas de Guimarães para o Tribunal de Famalicão, poderão afinal ficar na Cidade Berço. Na reunião do Conselho Consultivo da Comarca, realizada no dia 14 de fevereiro e onde esteve presente o presidente da Câmara de Guimarães, em representação dos municípios, votou favoravelmente o documento, com uma ressalva que prevê que os juízos criminais e de Família e Menores possam sair do Tribunal de Creixomil, mas para o Palácio da Justiça, na praça da Mumadona.
Na reunião do Conselho Consultivo da Comarca, Domingos Bragança afirmou que tem “expedido ofícios”, mensalmente, “por forma a levar a efeito o projeto” do novo Campus de Justiça, prometido desde 2019.
Segundo o autarca afirmou na reunião, o Governo terá assegurado que a obra “será para avançar não tardando”. O juiz presidente da Comarca, João Paulo Dias Pereira, referiu que “a deslocação de serviços proposta será até à construção do [novo] Palácio da Justiça em Guimarães”. As queixas relativamente ao Tribunal de Creixomil prendem-se principalmente com a falta de segurança para julgar a criminalidade perigosa.

© Mais Guimarães
Em função desta limitação e para manter os competências judiciais em Guimarães foi colocada a possibilidade de fazer uma troca: os juízos locais cíveis e de Comércio passariam do Palácio da Justiça para o Tribunal de Creixomil e os juízos centrais criminais e de Família e Menores fariam o caminho inverso. Isto por se considerar que o edifício da praça da Mumadona, inaugurado em 1960, tem melhores condições de segurança.
Município disponível para colaborar
As instalações do Tribunal de Creixomil são alugadas e foram inicialmente construídas para um hotel. Desde 2007, o aluguer do prédio já custou ao Estado aproximadamente 6,5 milhões de euros. O presidente da Câmara reconheceu a “exorbitância do arrendamento de Creixomil” e afirmou a disponibilidade do Município para “mitigar os constrangimentos” apontados no Relatório da Comarca.

© Mais Guimarães
Um dos obstáculos colocados à transferência dos juízos criminais e de Família e Menores para o Palácio da Justiça foi a falta de lugares de estacionamento para os magistrados. O presidente da Câmara comprometeu-se a juntar aos quatro lugares já reservados no parque de estacionamento da Mumadona, mais seis. Domingos Bragança reforçou que “a Câmara Municipal está disponível para colaborar com o Tribunal, não podendo concordar com a saída de valências do Município”.
O Relatório Anual da Comarca acabou por ser aprovado por unanimidade, “com a ressalva de que as as valências do núcleo de Guimarães se mantenham, ainda que tenham que permutar de instalações dentro do Município”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 18, 2025
Na próxima jornada, a equipa de Moreira de Cónegos recebe o Nacional, dia 27.
Abril 18, 2025
A série Daqui Houve Resistência estreia na RTP1 no dia 25 de abril, sendo transmitida em horário nobre, após o Telejornal, pelas 21h00. A produção conta com cinco episódios, exibidos entre 25 de abril e 02 de maio. Os episódios ficam disponíveis na plataforma RTP Play.
Abril 18, 2025
A vereadora da Educação da Câmara Municipal, Adelina Pinto, manifesta preocupação face ao aumento significativo de crianças com necessidades educativas especiais muito graves, que têm sido.