“Daqui Houve Resistência” em rodagens no Centro Histórico de Guimarães

A produção vimaranense para a RTP deverá estrear no final do ano de 2024.

© CMG

Estão a decorrer em Guimarães, as rodagens de um documentário que têm como objetivo retratar a vida de figuras importantes da região, dez anos antes da queda do Estado Novo, a 25 de abril de 1974.

Enquanto a cidade berço preconiza o cenário das histórias reais retratadas em papel por César Machado, o enredo é escrito pelo conterrâneo Pedro Bastos e vai passar na grelha nacional de televisão.

A história conta a vida de vários vimaranenses que lutaram pela queda do regime, tal como José Casimiro Ribeiro, papel interpretado pelo ator Albano Jerónimo, Santos Simões, por João Pedro Vaz ou Lurdinhas de Urgezes, pela vimaranense Carolina Amaral. Fazem ainda parte do elenco nomes como Miguel Borges, Nuno Nolasco, João Nunes Monteiro e Nuno Preto.

Este projeto cinematográfico com produção da Bando à Parte, de Rodrigo Areias, cineasta vimaranense, e da Olho de Vidro, irá contar com cinco episódios de 60 minutos cada, transmitidos semanalmente em todas as plataformas da RTP. A realização é da responsabilidade do cineasta Edgar Pêra e também de Carlos Amaral.

As filmagens estão previstas decorrer até dia 19 de junho e poderão provocar alguns constrangimentos de trânsito na cidade. “Daqui Houve Resistência” terá transmissão televisiva no canal público a partir de novembro deste ano.

O documentário tem o apoio do Município de Guimarães, do Turismo de Portugal, do Ministério da Cultura e aval da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril.

 

 

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES