Workshops gratuitos para toda a família na Feira Internacional Curtir Ciência

Guimarães vai receber a Feira Internacional Curtir Ciência, que decorre nos dias 24 e 25 de maio, no Instituto de Design.

© Direitos Reservados

A Feira Internacional Curtir Ciência vai dispor de mais de 30 expositores e conta com a parceria do Município de Guimarães, Universidade do Minho e Centro de Formação Francisco de Holanda.

O certame, organizada pelo Curtir Ciência, reunirá vários investigadores, projetos, equipamentos e infraestruturas ligados à Ciência e Tecnologia.

Os workshops iniciam no dia 24 de maio, às 15h00, com uma mostra de geologia. Esta atividade inclui um percurso de identificação dos diferentes recursos geológicos usados no Centro Histórico de Guimarães. Os participantes podem observar diversos tipos de rochas e minerais e explorar os princípios que estiveram na sua origem, sem esquecer, claro, o contexto histórico de Guimarães e dos seus monumentos.

Às 16h00, segue-se o workshop “Matemática dos Azulejos”. Neste percurso interpretativo único, os inscritos podem vivenciar uma jornada onde a ludicidade e o conhecimento científico se unem, explorando conexões entre a matemática e a arte e descobrindo a sua influência na identidade da cidade. Ao longo do percurso, é possível apreciar a beleza das fachadas dos edifícios e, ao mesmo tempo, desvendar os segredos dos padrões geométricos e simetrias dos azulejos portugueses, enquanto mergulhamos nos conceitos matemáticos subjacentes.

O dia termina às 17h00, uma atividade relacionada com os pigmentos dos vegetais. No final, pretende-se que os intervenientes deem asas à sua imaginação e criem as suas próprias obras de arte recorrendo aos pigmentos naturais obtidos.

No segundo dia do evento, dia 25 de maio, os workshops iniciam às 14h00. No primeiro, sobre anfíbios de couros, vai ser possível explorar a biodiversidade presente no “Tanque com Vida” do Curtir Ciência (Antiga Fábrica de Curtumes Âncora) através da observação de anfíbios e macroinvertebrados.

A tarde segue com uma oficina sobre cianotipia, que é uma técnica manual descoberta em 1842 que permite imprimir negativos monocromáticos. É realizada através de uma emulsão que revela as imagens em qualquer suporte absorvente em diferentes tonalidades de azul. Nesta atividade, com uma componente teórica e prática, os participantes exploram esta técnica que permitiu a publicação do primeiro livro de fotografia da História.

As atividades encerram com a exemplificação da construção de um sistema vertical de canteiros para plantas aromáticas ou pequenas hortícolas. Este workshop, que se realiza às 17h00, pretende mostrar todo o processo de criação de jardins suspensos com recurso a garrafões de água e materiais simples, numa perspetiva de sustentabilidade ambiental. Ao mesmo tempo, são exploradas técnicas de rega eficiente e de cultivo de plantas sem solo.

A feira, dedicada à ciência, é direcionada a todos os elementos da família. A participação nos workshops é gratuita, mas requer uma inscrição prévia através de email (reservas@ccvguimaraes.pt) ou telefone (253 510 830).  A idade mínima de participação de crianças é de seis anos e cada workshop tem lotação máxima de 20 pessoas.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES