Xico perde por falta de comparência. Clube vai avaliar “decisão incompreensível” da federação
A Federação Portuguesa de Andebol castigou o clube dos estudantes com uma derrota por 15-0 e uma multa de 1.500 euros por falta de comparência no jogo com o Horta, nos açores. Mauro Fernandes, presidente do Xico Andebol, não compreende a decisão e irá avaliá-la.

O emblema vimaranense defrontava o SC Horta na sua casa no passado sábado, dia 18 de maio, mas não compareceu “por falta de voos. Não se consegue viajar para a Horta levando 17 pessoas, nesta altura é muito complexo”, justifica o dirigente. A estrutura nacional puniu o Xico Andebol com uma derrota e uma multa por falta de comparência mas, segundo Mauro Fernandes, “havia um acordo para os clubes poderem jogar no dia 29 de maio.”
O clube dos estudantes “foi dando a informação de que não conseguiria estar nos Açores à Federação Portuguesa de Andebol”, mas a mesma “enviou os árbitros para fazer o jogo sem estar lá o Xico Andebol”.
Mauro Fernandes considera a decisão “incompreensível” e “surreal” por parte da federação, com a qual “contava com o apoio e não a estar-nos a complicar a vida”, e garante que o clube “está a avaliar com a sua parte jurídica para perceber o que pode fazer.” O vimaranense frisa que “não deve interessar a ninguém ganhar jogos na secretaria.”
A decisão afasta o Xico Andebol do lugar de campeão mas o dirigente assegura que o clube “vai jogar com mais vontade para garantir o segundo lugar e subir de divisão. Estamos a lutar para jogar com os melhores, não queremos ganhar nem perder na secretaria. Estranhamos estas decisões, são fora do contexto para um clube organizado que trabalha com a federação e tem uma decisão dispare.”
No caso de ser confirmada a derrota, o emblema dos estudantes “vai redefinir os objetivos. Vão ter de levar com o Xico até à última jornada”, garante o presidente.
O Xico Andebol encontra-se na sexta posição da fase de luta pela subida de divisão com 47 pontos e defronta o S. Bernardo neste sábado, dia 25 de maio, pelas 18h00.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 25, 2025
A apresentação dos candidatos decorreu no Multiusos de Guimarães, num momento que reuniu mais de 1.300 militantes e simpatizantes do partido, destacando-se ainda a presença e intervenção de Pedro Nuno Santos, secretário-geral do PS.
Abril 24, 2025
Esta intervenção abrange uma área total estimada em 300 hectares e tem como principal objetivo a mitigação do risco de incêndios rurais, bem como a proteção de pessoas, bens e ecossistemas.
Abril 24, 2025
O serviço AIMA (Agência para a Imigração e Mobilidade), em Guimarães, tem vindo a desempenhar um papel importante na regularização e integração de migrantes, num esforço articulado entre o Município, o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) e a estrutura nacional da Agência.