Vítor Oliveira critica declarações de Ricardo Costa

A candidatura liderada por Vítor Oliveira à concelhia do Partido Socialista de Guimarães, sob a moção “Guimarães Primeiro: Um PS em Renovação, Um Território em Construção”, em comunicado lançado na tarde de 13 de junho, quinta-feira, contraria as declarações de Ricardo Costa que, nesse dia, apresentou a sua recandidatura à estrutura partidária.

© João Bastos/ Mais Guimarães

No comunicado, a candidatura de Vítor Oliveira diz que no dia 20 de abril, na sede do Partido Socialista de Guimarães, Vítor Oliveira anunciou a sua candidatura aos militantes do PS, revelando que proporia o nome de Adelina Paula Pinto como candidata à Câmara Municipal, caso vencesse as eleições de 06 de julho próximo. “Não o fez primeiramente na Imprensa e, depois, aos militantes. Mais do que teoria, a prioridade de Vítor Oliveira são mesmo os militantes”, salienta o comunicado.

Uma semana depois, também a um sábado, no dia 27 de abril, numa unidade hoteleira de Guimarães, Vítor Oliveira reuniu com Ricardo Costa, após convite formulado por um presidente de junta, que esteve igualmente presente nessa reunião a três. Nesse encontro, com menos de uma hora, foi proposto a Vítor Oliveira que repensasse o nome que estava a indicar como candidato do PS à Câmara – sugestão frontalmente negada por Vítor Oliveira, refere a candidatura, “por ter uma só palavra”.

Após insistência por parte do recandidato Ricardo Costa, pode ler-se, sugerindo que Vítor Oliveira poderia invocar como argumento “ter pensado melhor” e, nessa semana, ter feito “um amadurecimento da sua proposta” para justificar a alteração do nome inicialmente proposto, Vítor Oliveira voltou a reafirmar que mantinha a sua palavra. Na “tentativa de encontrar uma lista de consenso, de modo a ser estabilizada uma solução”, Vítor Oliveira propôs, nessa altura, a criação de uma lista única, liderada por Adelina Paula Pinto, atual vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, que vai concluir os três mandatos com 12 anos de experiência autárquica, lembra a candidatura.

Perante a proposta apresentada por Vítor Oliveira, igualmente sugerida ao candidato Paulo Lopes Silva, acrescenta o candidato, Ricardo Costa terá discordado da solução proposta, afirmando que “ele próprio estava a candidatar-se ao PS Guimarães para ser candidato à Câmara Municipal de Guimarães”.

Depois de, na quinta-feira, 13 de junho, em conferência de imprensa, Ricardo Costa ter dito aos jornalistas ter ido ao “limite por uma candidatura ao PS de consenso”, a candidatura, ironiza e diz que “concordamos que ultrapassou, até, o limite da razoabilidade”.

A candidatura de Vítor Oliveira diz estranhar, ainda, o teor das declarações produzidas na apresentação à imprensa por parte de Ricardo Costa, quando o recandidato ao PS Guimarães, potencial candidato à Câmara de Guimarães e atual deputado na Assembleia da República refere que “temos de colocar os projetos coletivos à frente dos projetos individuais e do poder individualizado – algo que Vítor Oliveira sempre defendeu e defenderá, ao propor o nome de Adelina Paula Pinto e não o seu próprio nome”, termina o comunicado.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES