Torre da Alfândega é inaugurada este sábado

A sessão está marcada para as 21h00.

© Direitos Reservados

A Torre da Alfândega será inaugurada na noite deste sábado, dia 03 de agosto, aquando das Festas Gualterianas, momento escolhido pelo presidente da Câmara Municipal de Guimarães, em que partilhou que “faremos uma celebração em conjunto com as festas da cidade”.

O momento iniciará na Rua do Anjo e contará com a presença de Domingos Bragança, presidente do município de Guimarães.

O projeto permite a subida até ao último piso, também para pessoas com mobilidade reduzida, para uma vista panorâmica sobre a cidade berço.

A reabilitação da Torre da Alfândega é um processo que tem mais de sete anos de idade. Foi a 04 de setembro de 2016 que o município de Guimarães anunciou que o monumento seria alvo de uma profunda reabilitação com vista à sua abertura como núcleo expositivo/interpretativo da muralha e suas torres defensivas.

Os trabalhos de requalificação arrancaram em fevereiro de 2020 e, em setembro de 2022, o município adjudicou a obra à atual empresa responsável por 1 milhão e 441 milhões de euros. Na altura, o prazo de execução seria de um ano, com o pagamento de cerca de 525 mil euros em 2022 e de 916 mil euros em 2023.

No início deste ano, as obras foram prorrogadas por mais 90 dias, até 18 de março, por a empresa “Construções F. M. Magalhães, Lda” apontar  que as condições meterológicas e a execução de trabalhos não previstos “interferiram diretamente no caminho crítico da empreitada, que impediu a sua concretização no prazo estabelecido”

Posteriormente, os trabalhos foram prorrogados novamente por mais 30 dias, até dia 20 de junho, e ainda um contrato de trabalhos complementares no valor de 79.750 euros. No decurso do desenvolvimento da empreitada, “verificou-se o aparecimento de fendas estruturais no paramento norte, visíveis em dois planos ortogonais, nomeadamente no alçado interior e no alçado lateral (poente)”, explicou o município na altura.

Domingos Bragança tencionava inaugurar o monumento no dia 24 de junho, mas um novo atraso nas obras adiou este momento para as Festas Gualterianas.

 

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES