Município e instituições de solidariedade social assinam protocolos de atribuição de subsídios

A Câmara Municipal de Guimarães vai atribuir 1,992 milhões de euros a 104 IPSS do concelho.

© Leonardo Pereira/ Mais Guimarães

Na sessão que se realizou na manhã desta segunda-feira, dia 12 de agosto, estiveram cerca de 90 das 104 instituições vimaranenses que receberão subsídios do município de Guimarães, num valor que totaliza quase dois milhões de euros.

A vereadora com o pelouro da Ação Social na Câmara Municipal de Guimarães, Paula Oliveira, destacou três áreas de apoio social, que receberão uma grande parte da verba atribuída pela autarquia, nomeadamente o “alargamento do número de vagas das creches e berçário”, a “promoção do envelhecimento ativo juntamente com as Juntas de Freguesia” e ainda o “investimento que espelha o protocolos na área da deficiência”.

Recorde-se que grande parte do valor atribuído (562 mil euros) destina-se a projetos que visam o alargamento da capacidade de berçário e de creche no concelho. No entanto, o município de Guimarães também teve em atenção as respostas na área da deficiência, com um apoio de 115 mil euros, bem como os projetos de igualdade de género e de promoção dos direitos humanos, com um investimento de 404 mil euros.

© Leonardo Pereira/ Mais Guimarães

Além de considerar que é “um terreno com muitos desafios”, Paula Oliveira tem como objetivo “continuar a trabalhar em rede com as IPSS do concelho”. A vereadora ressalvou ainda a sua ambição em haver um lugar para todos nas creches, estamos a fazer esse caminho mas também queremos que haja um acompanhamento de qualidade para as crianças.”

Depois da assinatura dos protocolos com as instituições presentes, Domingos Bragança, presidente do município de Guimarães, começou por agradecer “o trabalho que fazem pelo fortalecimento da rede social e das respostas sociais”.

O edil garantiu que “a câmara tem necessidade e quer ir mais longe para que consigamos dar melhores respostas”, embora haja algumas prioritárias que atendemos, que são as creches e berçário”. Domingos Bragança deu conta da “responsabilidade direta que o município tem” nesta área e convidou as estruturas sociais do concelho “a dialogar com a câmara se tiver condições nas instalações para melhorar as soluções do pré-escolar. A resposta é urgente”, frisou.

O presidente do município de Guimarães também enalteceu o “apoio aos idosos”, considerando que “é necessário olhar para estas respostas com relevância. O apoio deve ir até ao limite na casa onde as pessoas moram, os lares devem ser a ultima solução, o internamento é uma perda de privacidade das pessoas”, explicou o autarca.

Além do investimento em centro de dia e de convívio, Domingos Bragança enalteceu a importância dos centros de noite, porque as pessoas “têm medo do isolamento à noite, mas estão bem em casa durante o dia. Temos de fazer o esforço para criar estruturas para passarem a noite nos lares”.

 

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES